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Por Roberta Soares e equipe
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PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ: governadora Raquel Lyra fala sobre futuro dos metroviários quando assumir a gestão do Metrô do Recife

Metrô do Recife amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 04/09/2023 às 12:38 | Atualizado em 04/09/2023 às 12:51
Atualmente, sistema metropolitano transporta menos da metade dos passageiros que já transportou
Atualmente, sistema metropolitano transporta menos da metade dos passageiros que já transportou - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O futuro dos metroviários de Pernambuco quando e se o Metrô do Recife for concedido à operação privada foi um dos pontos condicionantes para que o governo do Estado venha a assumir o sistema metropolitano. A declaração foi dada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que pela primeira vez afirmou em público que o Estado irá assumir o Metrô do Recife.

Segundo a governadora, é fundamental garantir a realocação dos 1.500 metroviários de Pernambuco no caso de o sistema ser concedido à iniciativa privada - que deverá acontecer. “Salvaguardar os 1.500 trabalhadores metroviários, que devem ter suas funções reorientadas para outros órgão do governo. O governo federal se comprometeu que não iria acontecer com o que aconteceu com os metroviários em Minas Gerais, em que todos entraram no Programa de Demissão Voluntária”, afirmou a governadora.

Segundo Raquel Lyra, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assumiu o compromisso de que todos seriam acolhidos no governo federal. As declarações foram dadas em entrevista à TV Globo, nesta segunda-feira (4/9).

A privatização do Metrô do Recife e uma quase certa demissão em massa dos metroviários têm sido uma das bandeiras da categoria desde 2022, quando a modelagem da concessão do sistema ganhou forma na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os metroviários, inclusive, realizaram uma greve por 25 dias, após duas paralisações de 24h e 48h.

RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DO METRÔ DO RECIFE

A privatização do Metrô do Recife e uma quase certa demissão em massa dos metroviários têm sido uma das bandeiras da categoria desde 2022, quando a modelagem da concessão do sistema ganhou forma na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro - Metroviários

Além da realocação dos metroviários, Raquel Lyra também colocou que o aporte federal de R$ 2 bilhões para recuperar o metrô é outro ponto condicionante e já acertado com o governo federal.

O sistema metropolitano hoje transporta menos da metade dos passageiros que já transportou, amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos.

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“O fato é que o Metrô do Recife precisa de investimentos. Se ele vai ser feito pelo Estado ou pelo governo federal, pouco importa para a população. O que importa é que as coisas possam andar para frente”, disse.

“Temos a garantia do governo federal de que será realizado o aporte de R$ 2 bilhões para requalificar o sistema e, assim, podermos andar com a concessão e haver recursos da iniciativa privada”, afirmou a governadora.

Os metroviários realizaram uma greve por 25 dias, após duas paralisações de 24h e 48h. A privatização do sistema é uma das principais pautas da categoria - Imagens: Tempus Comunicação

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