Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE PÚBLICO

CATRACAS ELEVADAS ÔNIBUS: mulher fica com a cabeça presa em CATRACA ELEVADA testada nos ÔNIBUS do Grande Recife

Catracas elevadas estão em teste na Região Metropolitana do Recife para impedir invasões nos ônibus

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 15/09/2023 às 14:41 | Atualizado em 15/09/2023 às 17:10
Teste foi autorizado pelo governo de Pernambuco, gestor do transporte público por ônibus da RMR
Teste foi autorizado pelo governo de Pernambuco, gestor do transporte público por ônibus da RMR - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

As catracas elevadas que estão em teste em algumas linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife desde junho começaram a dar problemas, como esperado. Uma mulher teria ficado com a cabeça presa no equipamento ao tentar passar e enfrentou dificuldades para conseguir se libertar.

A situação aconteceu na linha 604 - TI Macaxeira/Alto do Burity, operada pelo Consórcio Recife, que reúne as empresas Pedrosa e Transcol. O flagrante foi filmado por passageiros revoltados com a situação e ganhou as redes sociais.

Nas imagens é possível ver a indignação das pessoas, a agonia da mulher com a cabeça presa na catraca e a dificuldade do motorista para ajudá-la a se livrar do equipamento. As catracas começaram a ser testadas para evitar a invasão dos coletivos por pessoas que não pagam a passagem e o teste está sendo acompanhado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

ESTADO DE PERNAMBUCO FALA

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema de transporte público por ônibus da RMR e quem autorizou as operadoras a testar as novas catracas elevadas no meio e também na porta traseira dos coletivos, afirmou que os técnicos do órgão irão periciar o equipamento para entender o que aconteceu.

 

“O Grande Recife Consórcio de Transportes – CTM informa que, em relação ao vídeo divulgado na manhã desta sexta-feira (15/9), quanto a possível incidente em catraca experimental na linha 604 – Alto do Burity/TI Macaxeira, técnicos do Consórcio foram designados para periciar o equipamento e elucidar o ocorrido.

Evasão tem levado de 15% a 20% da receita do sistema todo mês e, por isso, as catracas foram instaladas - Gabriel Ferreira/ JC Imagem

A operadora (Consórcio Novo Recife) também será instada a prestar os devidos esclarecimentos. Até o momento, o CTM não teve acesso a dados de contato da pessoa envolvida, o que permitirá prestar apoio, caso necessário. De antemão, nos solidarizamos e determinamos que todos os esforços sejam direcionados para solucionar o problema”, afirmou o CTM por nota.

CONSÓRCIO NOVO RECIFE SE POSICIONA

O Consórcio Novo Recife também se pronunciou sobre o episódio e disse praticamente o mesmo que o CTM, destacando que o teste tem funcionado bem por enquanto e apesar do episódio com a passageira..

“O Consórcio Recife está analisando as circunstâncias que podem ter levado à ocorrência verificada em um ônibus da linha 604 - TI Macaxeira/Alto do Burity na noite da quinta-feira (14). A empresa avaliará as imagens das câmeras internas do veículo e dados do sistema de bilhetagem e dos demais sistemas embarcados.

O novo modelo de catraca tem sido testado em diversas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife como forma de combater os embarques irregulares que prejudicam a operação e comprometem o financiamento do serviço de transporte por ônibus.

Os testes estão sendo realizados em conjunto com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o novo modelo de catraca tem funcionado normalmente até o momento”.

CATRACAS ELEVADAS ESTÃO EM TESTE PARA IMPEDIR INVASÕES

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Pelo menos 14 linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife começaram a testar catracas elevadas para inibir a evasão de receita. Os testes tiveram início lentamente ainda em junho e, em agosto, foram oficializados pelo governo de Pernambuco.

As catracas elevadas estão sendo instaladas no meio e na traseira dos coletivos. Até o fim de agosto, dos 41 ônibus previstos para receber os novos equipamentos, 32 já tinham sido equipados, segundo o CTM. A Promotoria de Transportes do MPPE está acompanhando todo o processo.

Leia Também

Segundo o CTM, os critérios para a escolha das linhas foram a incidência de pulo de catracas e as invasões pela porta traseira dos ônibus. O órgão garante que a operação será acompanhada de perto para ver se os resultados estão sendo positivos e se justificam o uso do equipamento elevado na dianteira e traseira dos coletivos. A previsão é de que os testes sigam em setembro e outubro para, em novembro, os primeiros resultados serem apresentados ao MPPE.

Equipamentos semelhantes foram colocados nas estações dos Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, entre 2019 e 2020, também para inibir os pulos de catracas, e receberam muitas críticas.

PREJUÍZO MENSAL DE MILHÕES

Evasão tem levado de 15% a 20% da receita do sistema todo mês e, por isso, as catracas foram instaladas - Gabriel Ferreira/ JC Imagem

A evasão de receita que as invasões do sistema têm provocado chegaria a um prejuízo de R$ 20 milhões por mês. Desde a crise potencializada pela pandemia de covid-19, essa evasão representaria entre 15% e 20% da receita do sistema. E, de acordo com o governo do Estado, é um custo que está sendo absorvido pelos passageiros que pagam a tarifa. Oficialmente, segundo o CTM, há empresas que registram uma evasão de 6% a 10%.

A promessa do governo do Estado é de que as catracas, mesmo elevadas - ou seja, bloqueando totalmente o espaço de passagem, de cima a baixo - irão garantir a acessibilidade da população. Inclusive de pessoas com sobrepeso, obesas e gestantes, por exemplo.

ESTADO GARANTE QUE NÃO PRETENDE ADOTAR AS CATRACAS EM DEFINITIVO

Segundo o CTM, o objetivo do Estado é que o uso das catracas elevadas seja temporário e moralizador para que não precise ser permanente ou ampliado para um número maior de frotas.

CONFIRA AS LINHAS QUE ESTÃO RECEBENDO AS CATRACAS ELEVADAS

Empresa Borborema
Linha 043 - Aeroporto/Tacaruna
Frota: 3 ônibus

Empresa Caxangá
Linha 847 - Alto Nova Olinda/TI Xambá
Frota: 3 ônibus

Consórcio Conorte
Linha 1923 - Cidade Tabajara/TI PE-15
Frota: 3 ônibus -

Linha 1989 - Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Frota: 3 ônibus

Consórcio Recife
Linha 604 - TI Macaxeira/Alto do Buriti
Frota: 4

Linha 517 - Córrego do Inácio (operada com a Empresa Globo)
Frota: 1

Empresa Metropolitana
Linha 261 - TI Jaboatão/Vila Piedade
Frota: 3

Empresa Globo
Linha 611- Alto José do Pinho/Cais de Santa Rita
Frota: 3

Consórcio Mobibrasil
Linha 2478 - Santana/TI Camaragibe
Frota: 3

Teste foi autorizado pelo governo de Pernambuco, gestor do transporte público por ônibus da RMR - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

Linha 2466 - Vera Cruz/TI Camaragibe
Frota: 4

Empresa São Judas Tadeu
Linha 157 - Gaibu/TI Cabo
Frota: 4

Empresa Viação Mirim
Linha 302 - Caxangá/TI TIP
Frota: 4

Empresa Vera Cruz
Linha 135 - UR10/TI Tancredo Neves
Frota: 2

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS