Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
CENTRO DO RECIFE

NOVO TRÂNSITO DO CENTRO DO RECIFE: Ponte Buarque de Macedo, no Bairro do Recife, será mão dupla. Entenda e confira outras mudanças

Rua do Imperador e Avenida Martins de Barros também terão trânsito invertido pelo novo plano de circulação do Centro do Recife

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Roberta Soares

Publicado em 25/09/2023 às 15:50
A Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife, muda com o novo plano de circulação do Centro do Recife - DAY SANTOS / JC IMAGEM

Outra novidade do novo plano de circulação do Centro do Recife projetado pela prefeitura para conectar os bairros de Afogados, São José e Santo Antônio vai alterar a circulação da Ponte Buarque de Macedo, um dos principais acessos ao Bairro do Recife. O projeto também prevê a inversão de tráfego de importantes avenidas do Centro.

A Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife, será mão dupla e terá o tráfego invertido, passando a ser no sentido Cais do Apolo-Praça da República. O tráfego no entorno da praça - onde fica o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual - também passará por mudanças.

A Rua Praça da República, via entre a praça e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passará a ter o tráfego permanentemente no sentido Centro-subúrbio, como acontece com frequência quando o Estado fecha o acesso ao Palácio.

A ciclovia que existe na via e que virou uma ciclofaixa - depois que a prefeitura recuperou o pavimento e não reinstalou os blocos de segregação - será transferida para a via local do Palácio.

“Nós tivemos a garantia do governo estadual de que, mesmo quando houver necessidade de bloqueios, o que será menos comum porque a via local receberá apenas o tráfego com destino ao Palácio, a ciclovia terá o acesso liberado”, destaca a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada no Bairro do Recife”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

A Prefeitura do Recife detalhou o Projeto Centro: Novas Conexões, que foi elaborado como uma das ações mitigadoras do Projeto Novo Recife, no Cais José Estelita, e já tinha sido explorado pelo JC, mesmo sem a leitura e apresentação da gestão municipal.

RUA DO IMPERADOR VAI ENTRAR NO CENTRO E A AVENIDA MARTINS DE BARROS VAI SAIR

A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
 

Outra mudança importante acontecerá na Rua do Imperador e na Avenida Martins de Barros (às margens do Rio Capibaribe, após o Cais de Santa Rita), no bairro de Santo Antônio. As duas vias terão o sentido invertido. Continuarão compondo um binário (quando duas vias são paralelas e têm sentidos de tráfego opostos), mas com a circulação invertida.

ACESSO DE BOA VIAGEM/PINA AO CENTRO PASSA A TER DUAS OPÇÕES

Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.

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Como a Coluna Mobilidade já tinha detalhado, a Dantas Barreto é a grande estrela do novo plano de circulação defendido pela Prefeitura do Recife. A via vai ganhar protagonismo no Centro, sendo uma ligação requalificada com a Avenida Sul e a Rua Imperial, no bairro de São José.

Pelo Cais José Estelita, o condutor seguirá normalmente pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.

Pela Avenida Dantas Barreto será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, o condutor acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José.

TRÂNSITO NO SENTIDO ZONA NORTE-CENTRO MUDA

Na imagem, a Avenida Sul ganha uma Faixa Azul para os coletivos, além de ciclovia e ciclofaixa - REPRODUÇÃO
Plano da nova circulação no Centro do Recife prevê a transformação da Avenida Sul - REPRODUÇÃO

Além da conexão entre as Avenidas Dantas Barreto, Sul e Imperial - eixo principal do projeto -, uma importante mudança se dará na circulação no sentido Norte-Centro. Segundo explica Kelly Pereira, gerente de engenharia de tráfego da CTTU, o tráfego se dará pela Avenidas Martins de Barros (invertida), pela Avenida Dantas Barreto e pela Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).

CONFIRA quando começa o NOVO PLANO DE CIRCULAÇÃO DO CENTRO DO RECIFE

O Cais de Santa Rita, que hoje tem dois sentidos e é a principal via de entrada e saída do Centro no sentido da Zona Sul do Recife, terá um único sentido - Centro-Sul. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita - atualmente uma via local com estacionamentos - será transformada numa avenida de saída da área central no sentido norte-sul.

PROJETO IMPLANTADO EM DUAS ETAPAS

Segundo a CTTU, o novo plano de circulação do Centro será faseado. A primeira etapa será a conexão de Afogados com o Centro, pelo bairro de São José, e a segunda será o trecho de Santo Antônio, com as mudanças previstas para vias como a Rua do Imperador, Avenida Martins de Barros ou Ponte Buarque de Macedo.

O objetivo do projeto foi fazer as conexões com o Centro. E entendemos que a Avenida Dantas Barreto é, atualmente, subutilizada. Por isso buscamos dar um protagonismo a ela, transformando-a num corredor viário”, defende Taciana Ferreira.

EXPLICAÇÕES SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO

Novo plano de circulação do Centro do Recife prevê uma faixa exclusiva para os ônibus na Avenida Imperial - REPRODUÇÃO

Foram feitas críticas ao fato de que a Avenida Dantas Barreto será transformada num corredor viário focado no automóvel e, não, no transporte público ou nos pedestres, o que irá comprometer o comércio local que existe em suas margens. Mas a prefeitura tem outra visão.

“O projeto foi feito para também acomodar o transporte público ao longo da Avenida Dantas Barreto sim. A infraestrutura projetada vai estar preparada para isso. Hoje em dia não existe um volume de coletivos operando nela, mas por isso que o projeto foi apresentado ao Grande Recife Consórcio (CTM) e está sendo discutido com ele”, garante a presidente da CTTU.

Taciana Ferreira também destaca que o acesso dos ônibus que hoje é feito pelo corredor da Avenida Sul será dividido em faixas exclusivas na Avenida Sul (subúrbio-Centro) e Rua Imperial (Centro-subúrbio).

Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO
Plano da nova circulação no Centro do Recife foi elaborado com recursos de ação mitigadora - REPRODUÇÃO
Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO
Plano da nova circulação no Centro do Recife - REPRODUÇÃO

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS AO LONGO DE TODO O PROJETO

Outra ponderação feita pela presidente da CTTU é que está prevista a implantação de uma estrutura cicloviária (ciclofaixa e ciclovia) ao longo de todo o projeto nos bairros de São José e Santo Antônio. Além disso, a velocidade máxima da Avenida Dantas Barreto será de 40 km/h.

ENTENDA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS POR VIAS

1) Rua do Imperador e Avenida Martins de Barros mudam de sentido

A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a circulação da Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul). O condutor que sair do Cais de Santa Rita seguirá entrando normalmente pela Avenida Martins de Barros, mas não irá em frente. Pegará a Travessa do Arsenal de Guerra, Rua da Praia e Rua do Imperador (mesmo trajeto de hoje em dia, só que invertido)

2) Ponte Buarque de Macedo vira mão dupla e tem trânsito invertido. Rua Madre de Deus também muda

Confira o projeto:

Projeto de Nova Ciruclação Centro do Recife-Afogados by Roberta Soares on Scribd

A Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife, passará a ser mão dupla e no sentido Cais do Apolo para a Praça da República. A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada do Bairro do Recife.

3) Acesso de Boa Viagem/Pina ao Centro passa a ter duas opções

Pelo Cais José Estelita - Seguirá normalmente, pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.

Pela Avenida Dantas Barreto - Essa será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José.

4) Acesso de Afogados-Centro pela Avenida Dantas Barreto

A Avenida Dantas Barreto será transformada em um grande corredor viário, com a circulação de veículos Centro-Sul pela pista oeste e Sul-Centro pela pista leste.

O corredor começará na Avenida Sul, em paralelo à Rua Imperial, e seguirá pela Avenida Dantas Barreto e Avenida Nossa Senhora do Carmo, dando acesso ao Bairro do Recife por essa rota.

5) Acesso da Norte-Centro tem várias mudanças

Quem sai da área norte para passar pelo Centro do Recife usará as Avenidas Martins de Barros, Dantas Barreto e Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).

O Cais de Santa Rita será usado apenas para entrar no Centro, sentido Zona Sul-Centro. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita - atualmente uma via local com estacionamentos - será transformada numa avenida de saída da área central no sentido Norte-Sul.

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