Os dados não são da Uber ou da 99, as maiores plataformas que há quase dois anos invadiram, predominantemente, o Norte e o Nordeste do Brasil para oferecer o perigoso transporte remunerado de passageiros por motocicletas - como o Uber e o 99 Moto.
São de uma concorrente direta delas - a Gaudium, startup de tecnologia focada em soluções para a mobilidade e logística - e confirmam o que qualquer cidadão residente nas cidades dessas duas regiões do País percebe nas ruas: a explosão do serviço de mototáxi.
O levantamento aponta que houve uma alta de 14% na demanda de corridas via mototáxi apenas nos primeiros seis meses de 2023, numa comparação com o mesmo período do ano passado. E esse crescimento gerou lucros: até o mês de agosto, os serviços de mototáxi da plataforma já movimentaram R$ 28,4 milhões, o que representa 23% a mais do que o mesmo período do ano anterior.
Os destaques nesse período são os Estados de Minas Gerais, que teve um faturamento de R$ 14 milhões, seguido por Rondônia (R$ 6 milhões) e o Pará (R$ 4 milhões).
O levantamento da Gaudium teve como objetos de pesquisa as plataformas criadas com a sua tecnologia, a Machine, para criação de plataformas de mobilidade.
CRESCIMENTO DO TRANSPORTE POR MOTOS FOI DE 84% EM 2022
O levantamento da Gaudium revela, ainda, que o crescimento da demanda do serviço de transporte remunerado de passageiros com motos não é de hoje.
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Entre os anos de 2021 e 2022, o aumento da demanda por viagens particulares via mototáxi foi de 84%. O destaque foi a região Sudeste que, no ano passado, teve um faturamento de R$ 17 milhões com o modelo de transporte.
NORDESTE, COMO ESPERADO, LIDERA O RANKING REGIONAL DE USO DAS MOTOS COMO TRANSPORTE
Como esperado, o Nordeste liderou o ranking de faturamento regional dos serviços de mototáxi em 2021. O faturamento foi de R$ 8 milhões. Na sequência, estão as regiões Norte e Sudeste com faturamentos de R$ 6 milhões e R$ 5 milhões, respectivamente.
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Em 2022, entretanto, a região Sudeste avançou para a 1ª colocação com um faturamento de R$ 17 milhões. Mas o Nordeste e o Norte ficaram ogo atrás, dispondo de faturamentos correspondentes a R$ 9,9 milhões e R$ 9,5 milhões, respectivamente.
“O modelo de transporte, embora não regulado em algumas grandes capitais, é muito atrativo ao público por ser mais barato do que os convencionais, e por garantir um tempo menor entre os locais de pedido e destino”, analisa Ricardo Góes, sócio da Gaudium.
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Os danos provocados pelo serviço de mototáxi, entretanto, não foram avaliados nem citados pela plataforma - como esperado. Foi citado apenas que a explosão da demanda pelo serviço se dá pela agilidade e os preços atraentes que o mototáxi dispõe.