Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRÂNSITO

Entenda as MUDANÇAS no TRÂNSITO do Centro do Recife, que vão durar quatro meses

Ruas e pontes tiveram a circulação alterada para entrada e saída do Bairro do Recife. Primeira dia das mudanças tem sido tranquilo

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 30/10/2023 às 11:21 | Atualizado em 30/10/2023 às 17:48
Nova circulação prevê a inversão do tráfego de três ruas e duas pontes. São elas: Ruas Marquês de Olinda, Madre de Deus e 1º de Março, e as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo - ARTUR BORBA / JC IMAGENS

Desde o sábado (28/10), o trânsito do Bairro do Recife passou por alterações, impactando na circulação de carros e também de ônibus. As mudanças acontecem devido às obras de requalificação estrutural da Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, que se arrastam desde o ano passado e seguirão pelos próximos quatro meses.

Como as duas pistas da ponte tiveram que ser interditadas esta semana, a Prefeitura do Recife, via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou um novo plano de circulação temporária de entrada e saída do Bairro do Recife. E para isso apostou na inversão do tráfego de três ruas e duas pontes.

São elas: Ruas Marquês de Olinda, Madre de Deus e 1º de Março (que cruza a Imperador e dá acesso à Avenida Guararapes) e as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo. As mudanças afetam todos os veículos e, principalmente, os ônibus.

IMPACTO GRANDE NA CIRCULAÇÃO DOS ÔNIBUS

As alterações terão muito impacto no transporte público. Até mais do que na circulação dos carros. São 72 linhas de ônibus e outras quatro de BRT afetadas. Em resumo, os coletivos estão fazendo percursos maiores devido aos retornos que serão necessários para entrar e sair do Bairro do Recife, antes de retornarem aos seus percursos comuns.

No primeiro dia útil das mudanças, a circulação teve retenções, mas sem grandes congestionamentos. A sinalização e a presença de agentes de trânsito e orientadores de tráfego têm ajudado.

Confira AQUI as alterações nas paradas de ônibus devido à nova circulação no Centro do Recife.

ENTENDA AS MUDANÇAS

Nova circulação de trânsito no Bairro do Recife - REPRODUÇÃO

Quem sai da Zona Sul e Zona Oeste

Os motoristas continuarão utilizando o Cais de Santa Rita e a Avenida Martins de Barros para chegar ao Bairro do Recife. A diferença é que, a partir deste sábado, entrarão à direita na Ponte Maurício de Nassau, que terá o sentido de circulação invertido (será no sentido do Marco Zero).

Quem sai da Zona Norte

Os motoristas que entram no Centro pela Ponte Princesa Isabel e querem chegar ao Bairro do Recife não poderão mais seguir pela Ponte Buarque de Macedo (ao lado do Palácio das Princesas) porque o tráfego será invertido.

Leia Também

O acesso será pela Ponte Maurício de Nassau. Assim, terão que usar a Rua do Imperador e entrar à esquerda na Rua 1º de Março (que terá o tráfego invertido). Em seguida, continuarão pela Ponte Maurício de Nassau e Rua Marquês de Olinda (que estarão no sentido do Marco Zero).

A Rua Madre de Deus terá seu sentido invertido em direção ao Cais do Apolo no trecho entre as Ruas Marquês de Olinda e Tito Branco.

SAÍDA DO BAIRRO DO RECIFE

CTTU implantou um novo plano de circulação temporária de entrada e saída do Bairro do Recife. As mudanças afetam todos os veículos e, principalmente, os ônibus - ARTUR BORBA / JC IMAGENS

Outra mudança importante é que, agora, a saída do Bairro do Recife será feita pela Ponte Buarque de Macedo, que terá o trânsito invertido (do Cais do Apolo para a Praça da República).

Leia Também

Quem for para a Zona Sul ou Oeste deverá pegar à esquerda na Rua do Imperador e seguir pelo Cais de Santa Rita. E quem tiver como destino a Zona Norte seguirá normalmente pela Ponte Princesa Isabel. A Ponte Limoeiro não sofrerá alterações.

TRÁFEGO MISTO NA AVENIDA DANTAS BARRETO

CTTU implantou um novo plano de circulação temporária de entrada e saída do Bairro do Recife. As mudanças afetam todos os veículos e, principalmente, os ônibus - ARTUR BORBA / JC IMAGENS

Para ampliar as alternativas de acesso à Zona Sul e Oeste da cidade, a CTTU permitirá o tráfego de automóveis e caminhões pela Avenida Dantas Barreto no trecho que até então era restrito ao transporte público (a partir da Avenida Nossa Senhora do Carmo). Assim, os condutores poderão chegar à Rua Imperial.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS