O Brasil precisaria de quase R$ 100 bilhões para dar uma arrumada na malha rodoviária federal pavimentada do País - estimada em mais de 100 mil quilômetros. Seriam necessários R$ 94,12 bilhões para a realização de ações emergenciais (reconstrução e restauração) e de manutenção da malha de BRs.
O cálculo faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT nesta quarta-feira (29/11). A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil e, em 2023, avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.
QUASE 70% DA MALHA FEDERAL COM PROBLEMAS GRAVES
Por mais um ano, a Pesquisa CNT Rodovias constatou que a malha rodoviária do Brasil segue ruim e perigosa, mesmo com a economia brasileira tendo predominância no transporte rodoviário. E, o que é pior: as estradas do País estão ainda um pouco piores em 2023 do que estavam em 2022, embora o crescimento seja pequeno.
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Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd
Quase 70% (67,5%) da malha rodoviária avaliada foi considerada regular, ruim ou péssima, enquanto apenas 32,5% receberam avaliação de ótima ou boa. Na comparação entre os percentuais dos últimos dois anos, fica claro uma relativa estabilidade do quadro ruim de conservação.
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Em 2022, o Brasil teve 66% da malha considerada ruim e 34% avaliada como boa - o que revela uma piora da avaliação favorável. Ou seja, não avançamos em quase nada de um ano para o outro.
“Rodovias de qualidade fazem com que ônibus e caminhões consumam menos combustível e, assim, poluam menos. Também reduzem os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) e, consequentemente, provocam menos mortes e mutilações”, alertou o presidente da CNT, Vander Costa, durante a apresentação dos dados.
CUSTO COM SINISTROS DE TRÂNSITO ULTRAPASSA OS R$ 13 BILHÕES
A Pesquisa CNT Rodovias também apresenta um dado assustador sobre o custo social que a falta de manutenção das estradas gera ao Brasil com os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda). Em 2022, o País teve um prejuízo que chegou ao valor de R$ 13,40 bilhões.