Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
INFRAESTRUTURA

PESQUISA CNT RODOVIAS: Brasil precisa de quase R$ 100 bilhões para recuperar rodovias do País

Investimentos seriam necessários para reconstrução, restauração e manutenção da malha rodoviária do País

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 29/11/2023 às 11:20 | Atualizado em 29/11/2023 às 12:47
A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil e, em 2023, avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O Brasil precisaria de quase R$ 100 bilhões para dar uma arrumada na malha rodoviária federal pavimentada do País - estimada em mais de 100 mil quilômetros. Seriam necessários R$ 94,12 bilhões para a realização de ações emergenciais (reconstrução e restauração) e de manutenção da malha de BRs.

O cálculo faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT nesta quarta-feira (29/11). A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil e, em 2023, avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

QUASE 70% DA MALHA FEDERAL COM PROBLEMAS GRAVES

O cálculo faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT nesta quarta-feira (29/11) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Por mais um ano, a Pesquisa CNT Rodovias constatou que a malha rodoviária do Brasil segue ruim e perigosa, mesmo com a economia brasileira tendo predominância no transporte rodoviário. E, o que é pior: as estradas do País estão ainda um pouco piores em 2023 do que estavam em 2022, embora o crescimento seja pequeno.

Leia Também

Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd

Quase 70% (67,5%) da malha rodoviária avaliada foi considerada regular, ruim ou péssima, enquanto apenas 32,5% receberam avaliação de ótima ou boa. Na comparação entre os percentuais dos últimos dois anos, fica claro uma relativa estabilidade do quadro ruim de conservação.

Leia Também

Em 2022, o Brasil teve 66% da malha considerada ruim e 34% avaliada como boa - o que revela uma piora da avaliação favorável. Ou seja, não avançamos em quase nada de um ano para o outro.

“Rodovias de qualidade fazem com que ônibus e caminhões consumam menos combustível e, assim, poluam menos. Também reduzem os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) e, consequentemente, provocam menos mortes e mutilações”, alertou o presidente da CNT, Vander Costa, durante a apresentação dos dados.

CUSTO COM SINISTROS DE TRÂNSITO ULTRAPASSA OS R$ 13 BILHÕES

A Pesquisa CNT Rodovias também apresenta um dado assustador sobre o custo social que a falta de manutenção das estradas gera ao Brasil com os sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda). Em 2022, o País teve um prejuízo que chegou ao valor de R$ 13,40 bilhões.

Por mais um ano, a Pesquisa CNT Rodovias constatou que a malha rodoviária do Brasil segue ruim e perigosa, mesmo com a economia brasileira tendo predominância no transporte rodoviário - NE10

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS