O fato de quase 70% da malha rodoviária pavimentada do Brasil estar péssima, como constatou a 26ª Pesquisa CNT Rodovias, tem outra consequência, ainda mais séria do que o prejuízo econômico-financeiro do transporte. As estradas ruins matam e mutilam cada vez mais.
Essa foi outra constatação da edição 2023. O custo dos sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) são altíssimos quando a malha viária - principalmente a rodoviária - não é segura.
A Pesquisa CNT Rodovias apontou que o prejuízo gerado por sinistros de trânsito foi de R$ 13,40 bilhões em 2022. Enquanto isso, no mesmo ano, o governo federal gastou menos da metade (apenas R$ 6,70 bilhões) com obras de infraestrutura rodoviária de transporte.
QUASE 70% DAS RODOVIAS DO PAÍS SÃO AVALIADAS COMO RUINS, DE NOVO
Quase 70% (67,5%) da malha rodoviária avaliada na Pesquisa CNT Rodovias 2023 foi considerada regular, ruim ou péssima, enquanto apenas 32,5% receberam avaliação de ótima ou boa. Na comparação entre os percentuais dos últimos dois anos, fica claro uma relativa estabilidade do quadro ruim de conservação.
Em 2022, o Brasil teve 66% da malha considerada ruim e 34% avaliada como boa - o que revela uma piora da avaliação favorável. Ou seja, não avançamos em quase nada de um ano para o outro.
BRASIL PRECISA DE QUASE R$ 100 BILHÕES PARA RECUPERAR RODOVIAS DO PAÍS
O Brasil precisaria de quase R$ 100 bilhões para dar uma arrumada na malha rodoviária federal pavimentada do País - estimada em mais de 100 mil quilômetros. Seriam necessários R$ 94,12 bilhões para a realização de ações emergenciais (reconstrução e restauração) e de manutenção da malha de BRs.
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O cálculo também faz parte dos resultados da Pesquisa CNT Rodovias. A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil e, em 2023, avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.
CONFIRA O RANKING DAS 10 PIORES E MELHORES RODOVIAS DO PAÍS
As 10 piores posições
São predominantemente rodovias estaduais e sob gestão pública, localizadas nas regiões Norte e Nordeste
511) BR-174 - (AM) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 495 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
512) PA-263 - (PA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 73 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
513) AP-010 - (AP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 70 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
514) AC-010 - (AC) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 68 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
515) PE-126 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 55 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
516) MA-106 - (MA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 228 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
517) PE-096 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 50 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
518) BR-364 - (AC) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 761 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
519) PB-400 - (GO) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 102 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
520) AM-010 - (AM) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 254 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
Confira a pesquisa na íntegra:
Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd
As 10 primeiras posições
São predominantemente rodovias sob gestão privada e localizadas na região Sudeste
1) RJ-124 - (RJ) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 57 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
2) SP-270 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 272 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
3) SP-225 - (SP) -Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 225 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
4) BR-153 - (TO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 180 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
5) SP-463 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 192 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
6) SP-320 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 185 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
7) BR-080 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 94 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
8) SP-191 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 113 km pesquisados - Classificação BOM
9) BR-364 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 192 km pesquisados - Classificação BOM
10) BR-493 - (RJ) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 101 km pesquisados - Classificação BOM