Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
INFRAESTRUTURA

RODOVIAS ruins geraram prejuízo de R$ 13 bilhões com colisões, mortos e feridos no trânsito em 2022 no Brasil

O cálculo faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/12/2023 às 14:35
A Pesquisa CNT Rodovias apontou que o prejuízo gerado por sinistros de trânsito foi de R$ 13,40 bilhões em 2022 - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O fato de quase 70% da malha rodoviária pavimentada do Brasil estar péssima, como constatou a 26ª Pesquisa CNT Rodovias, tem outra consequência, ainda mais séria do que o prejuízo econômico-financeiro do transporte. As estradas ruins matam e mutilam cada vez mais.

Essa foi outra constatação da edição 2023. O custo dos sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) são altíssimos quando a malha viária - principalmente a rodoviária - não é segura.

A Pesquisa CNT Rodovias apontou que o prejuízo gerado por sinistros de trânsito foi de R$ 13,40 bilhões em 2022. Enquanto isso, no mesmo ano, o governo federal gastou menos da metade (apenas R$ 6,70 bilhões) com obras de infraestrutura rodoviária de transporte.

QUASE 70% DAS RODOVIAS DO PAÍS SÃO AVALIADAS COMO RUINS, DE NOVO

Quase 70% (67,5%) da malha rodoviária avaliada na Pesquisa CNT Rodovias 2023 foi considerada regular, ruim ou péssima, enquanto apenas 32,5% receberam avaliação de ótima ou boa. Na comparação entre os percentuais dos últimos dois anos, fica claro uma relativa estabilidade do quadro ruim de conservação.

A pior de todas as rodovias brasileiras, segundo a CNT, fica no Estado do Amazonas, no Norte do Brasil. É a rodovia estadual AM-010 - DIVULGAÇÃO

Em 2022, o Brasil teve 66% da malha considerada ruim e 34% avaliada como boa - o que revela uma piora da avaliação favorável. Ou seja, não avançamos em quase nada de um ano para o outro.

BRASIL PRECISA DE QUASE R$ 100 BILHÕES PARA RECUPERAR RODOVIAS DO PAÍS

O Brasil precisaria de quase R$ 100 bilhões para dar uma arrumada na malha rodoviária federal pavimentada do País - estimada em mais de 100 mil quilômetros. Seriam necessários R$ 94,12 bilhões para a realização de ações emergenciais (reconstrução e restauração) e de manutenção da malha de BRs.

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O cálculo também faz parte dos resultados da Pesquisa CNT Rodovias. A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil e, em 2023, avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

CONFIRA O RANKING DAS 10 PIORES E MELHORES RODOVIAS DO PAÍS

As 10 piores posições

São predominantemente rodovias estaduais e sob gestão pública, localizadas nas regiões Norte e Nordeste

511) BR-174 - (AM) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 495 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

512) PA-263 - (PA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 73 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

513) AP-010 - (AP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 70 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

514) AC-010 - (AC) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 68 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

515) PE-126 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 55 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

516) MA-106 - (MA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 228 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

517) PE-096 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 50 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

518) BR-364 - (AC) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 761 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

519) PB-400 - (GO) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 102 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

520) AM-010 - (AM) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 254 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

 

Confira a pesquisa na íntegra:

Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd

As 10 primeiras posições

São predominantemente rodovias sob gestão privada e localizadas na região Sudeste

1) RJ-124 - (RJ) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 57 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

2) SP-270 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 272 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

3) SP-225 - (SP) -Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 225 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

4) BR-153 - (TO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 180 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

5) SP-463 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 192 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

6) SP-320 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 185 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

7) BR-080 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 94 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

8) SP-191 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 113 km pesquisados - Classificação BOM

9) BR-364 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 192 km pesquisados - Classificação BOM

10) BR-493 - (RJ) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 101 km pesquisados - Classificação BOM

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