Muita gente não sabe, mas o Cittamobi, aplicativo de mobilidade urbana conhecido, principalmente, por informar o horário dos ônibus em tempo real, também tem recursos para emitir alertas sobre incidentes e eventos que podem vir a prejudicar o deslocamento do passageiro.
É a Central de Alertas, ferramenta desenvolvida no app que tem ajudado diversas cidades, gestores e operadores do transporte público a se comunicar de forma eficiente com os passageiros. Eventos no trânsito, como protestos e manifestações, problemas de operação ou que impactam nela - como fortes chuvas -, assim como alterações de itinerário de linhas e bloqueios de ruas e avenidas, são alguns exemplos de alertas que podem ser enviados.
Os alertas do Cittamobi já funcionam nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em Natal, no Rio Grande do Norte, e em Juiz de Fora, em Minas Gerais. E, o que é melhor, são de graça. Ou seja, as cidades e os sistemas de transporte público podem se comunicar em tempo real com os passageiros e sem qualquer custo com os passageiros
Segundo o Cittamobi, o objetivo da central é alertar os usuários de ônibus sobre as ocorrências do transporte coletivo urbano. Essas informações chegam ao passageiro de acordo com a linha que ele utiliza ou consulta, ou pela região onde esteja.
APLICATIVO SEMPRE ESTÁ ABERTO NA MÃO DO PASSAGEIRO
Mas, por que enviar um alerta pelo Cittamobi e, não, por qualquer outro app da própria gestão pública, que ganharam variadas versões após a pandemia de covid-19 - um exemplo, para situar o leitor, seria o Conecta Recife?
A resposta é: porque o Cittamobi sempre está aberto no celular do passageiro de ônibus, diferentemente de outros apps. A consulta vai sempre ser feita antes da viagem. É importante destacar que o app tem quase dez anos de operação, está presente em mais de 330 cidades e tem mais de 25 milhões de downloads.
Mas quem explica melhor é Emanuele Cassimiro, diretora de Produtos da empresa Cittamobi: “Queremos melhorar a experiência do usuário sempre. O Cittamobi é um aplicativo de mobilidade urbana e é por ele que a grande maioria dos passageiros acompanha o horário dos ônibus. Então, com certeza, o alerta chegará ao passageiro porque ele irá usar o app. A comunicação é garantida”, afirma.
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“Nós enviamos a mensagem no momento necessário, para a pessoa correta, na hora certa e no local certo. Isso melhora a jornada do passageiro, ajuda no momento da decisão do planejamento da viagem. Evita que ele se frustre com o transporte público. Isso é fundamental para fidelizar o cliente, fazê-lo permanecer usando o serviço”, reforça.
Mesmo com as cidades possuindo perfis nas redes sociais, como o Twitter (agora X), e os utilizando para repassar informações rápidas, o Cittamobi leva vantagem porque o passageiro vai consultá-lo antes de pegar o ônibus. “Ele poderá não abrir o Twitter (X) antes de iniciar a viagem, mas com certeza irá acessar o Cittamobi”, pontua Emanuele Cassimiro.
COMUNICAÇÃO COM O PASSAGEIRO É CERTA
Para se ter ideia da efetividade da comunicação dos alertas, o Cittamobi cita o exemplo da cidade de Ribeirão Preto, que se comunicou com mais de 60 mil pessoas com apenas dois alertas enviados pelo app aos passageiros. A mensagem alcançou 170 mil pessoas e, dessas, mais de 60 mil a abriram.
Ainda citando dados de Ribeirão Preto para validar a dimensão do uso do Cittamobi, em julho, o aplicativo registrou um total de 4,2 milhões de visualizações apenas na cidade paulista. Já os acessos, corresponderam a 439.498 mil registros.
Os índices de acesso referem-se à quantidade de vezes que o usuário abre o aplicativo para navegar. Já as visualizações correspondem ao usuário que entra no app, e neste mesmo acesso, visualiza/consulta diferentes linhas e horários, entre outras informações.
ALERTAS EMITIDOS PELOS GESTORES E OPERADORES
As notificações da Central de Alertas são emitidas pelos órgãos gestores de cada cidade e/ou pelos operadores, empresas responsáveis pela frota de ônibus. “O objetivo é que o aplicativo seja mais um meio de comunicação pública para compartilhar informações referentes às alterações operacionais que possam impactar no funcionamento dos ônibus. Como também informar novos serviços disponibilizados e novidades que sejam de interesse do usuário” reforça Emanuele Cassimiro.