Apesar de não anunciar um plano de recuperação da malha rodoviária - como foi feito nas últimas gestões do PSB -, o governo de Pernambuco garantiu que investiu R$ 900 milhões em rodovias do Estado no primeiro ano da gestão Raquel Lyra (PSDB). As obras iniciadas e continuadas, inclusive, contemplariam quase 700 quilômetros de estradas, indo do Litoral ao Sertão pernambucanos.
A garantia foi dada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), em balanço enviado à imprensa. No início do ano, o governo teria se dedicado a fazer um diagnóstico completo da situação da malha rodoviária do Estado, identificando diversas deficiências.
Entre as deficiências deixadas pela gestão passada, obras sem recursos garantidos e projetos incompletos, inclusive com trechos de intervenções anunciadas publicamente, mas que exigiram aditivos para serem viabilizados - como foi o caso do alargamento da BR-232 na saída do Recife para interior do Estado, na Zona Oeste da cidade.
Os R$ 900 milhões foram obtidos através dos empréstimos que Pernambuco conseguiu viabilizar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Banco do Brasil, que totalizaram R$ 3,4 bilhões em operações de crédito. “Foi preciso um esforço redobrado, que hoje já apresenta resultados. Estamos terminando o primeiro ano de mandato com muitos compromissos saindo do papel, que permitem a recuperação da nossa malha rodoviária com recursos já assegurados para que tudo seja concluído no prazo estabelecido em cada uma das obras”, destacou a governadora Raquel Lyra.
CONFIRA OS PRINCIPAIS PROJETOS VIABILIZADOS PELO ESTADO EM 2023
REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
PE-015
Na Região Metropolitana do Recife, o governo do Estado está dando continuidade às obras de requalificação da PE-15, que liga as cidades de Olinda e Paulista, com 12,4 quilômetros, e a faixa central exclusiva do BRT, que se estende pela BR-101 até Abreu e Lima. Um primeiro trecho da obra deveria estar sendo entregue ainda em 2023, mas por enquanto não há previsão.
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PE-017 (Estrada da Muribeca)
Outra obra que está sendo feita, com promessa de ser concluída no primeiro semestre de 2024, é a PE-17, conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Dos 12 quilômetros que conectam a BR-101 ao centro de Jaboatão Velho - executados na gestão passada -, restam três quilômetros a serem finalizados.
BR-232 (saída do Recife)
O alargamento da BR-232 na saída do Recife para o interior do Estado foi concluída no início do segundo semestre, mas a atual gestão precisou fazer readequações no contrato porque o governo do PSB teria projetado um orçamento insuficiente para algumas intervenções, como a ciclovia e as passarelas de pedestres.
O caso precisou ser validado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), sendo negociado um aditivo contratual para permitir a conclusão da obra sem prejuízo à população. O orçamento anunciado pelo então governo Paulo Câmara - que iniciou a obra -, na ordem de R$ 100 milhões, subiu para R$ 157 milhões.
A expectativa, agora, é entregar toda a obra da BR-232 em maio de 2024, reduzindo o tempo do trajeto em 35 minutos para os 67 mil veículos que passam no trecho da rodovia diariamente.
LITORAL SUL
Já no litoral pernambucano, o acesso à praia de Muro Alto, no município de Ipojuca, está sendo requalificado. A obra é aguardada há anos pela população. A reparação do asfalto contempla 5,6 quilômetros, ligando a PE-009 a um dos pontos turísticos litorâneos mais procurados de Pernambuco e onde há uma grande concentração da rede hoteleira.
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MATA SUL
Na Mata Sul, a recuperação da PE-45, que liga o município de Escada ao de Vitória de Santo Antão, foi reiniciada após várias paralisações nos anos anteriores. A rodovia é muito utilizada por condutores que saem do Agreste com destino ao Litoral Sul pernambucano e ao estado de Alagoas. A recuperação da via irá facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente da cana de açúcar.
AGRESTE
Conclusão da BR-104
No Agreste, o governo de Pernambuco retomou, com ajuda do governo federal, a conclusão da duplicação de um trecho de 13,2 quilômetros da BR-104, entre os municípios de Caruaru e Toritama. A obra estava parada há quase dez anos e tem custo de R$ 106 milhões - recursos da União que deveriam ser devolvidos pelo Estado.
A BR-104 é uma das rotas mais importantes para o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, setor que mais movimenta a economia da localidade. Para evitar congestionamentos, será realizado um projeto de engenharia para implantação do contorno viário que desviará a circulação do transporte de carga para uma nova rota, sem cruzar o perímetro urbano de Toritama.
PE-145 (até Brejo da Madre de Deus)
O trecho de 43,5 quilômetros da PE-145, que vai do entroncamento com a BR-104 até o distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, também segue sendo restaurado e representa um investimento de R$ 43,8 milhões. A rodovia é a principal rota para Nova Jerusalém, onde todos os anos acontece o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.
SERTÃO
No Sertão do São Francisco, duas rodovias estão sendo restauradas: a PE-638 e a VPE-639. As duas vias estão interligadas e são estratégicas para o município de Petrolina, por onde passa o transporte da produção da fruticultura da região, conectando cinco projetos de irrigação. A previsão é de que a VPE-639 seja concluída ainda este ano e a PE-638 seja finalizada em fevereiro de 2024. Somados, os investimentos das duas rodovias chegam ao montante de R$ 54 milhões.