Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
INFRAESTRUTURA

RODOVIAS: governo de Pernambuco diz que investiu R$ 900 milhões em rodovias em 2023

No pacote de obras estão a requalificação da PE-15 e da Estrada da Muribeca, além do alargamento da BR-232 na saída do Recife

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Roberta Soares

Publicado em 18/12/2023 às 16:31
As principais intervenções foram iniciadas na gestão passada, mas, segundo o governo do Estado, tinham problemas sérios nos contratos - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Apesar de não anunciar um plano de recuperação da malha rodoviária - como foi feito nas últimas gestões do PSB -, o governo de Pernambuco garantiu que investiu R$ 900 milhões em rodovias do Estado no primeiro ano da gestão Raquel Lyra (PSDB). As obras iniciadas e continuadas, inclusive, contemplariam quase 700 quilômetros de estradas, indo do Litoral ao Sertão pernambucanos.

A garantia foi dada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), em balanço enviado à imprensa. No início do ano, o governo teria se dedicado a fazer um diagnóstico completo da situação da malha rodoviária do Estado, identificando diversas deficiências.

Entre as deficiências deixadas pela gestão passada, obras sem recursos garantidos e projetos incompletos, inclusive com trechos de intervenções anunciadas publicamente, mas que exigiram aditivos para serem viabilizados - como foi o caso do alargamento da BR-232 na saída do Recife para interior do Estado, na Zona Oeste da cidade.

Os R$ 900 milhões foram obtidos através dos empréstimos que Pernambuco conseguiu viabilizar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Banco do Brasil, que totalizaram R$ 3,4 bilhões em operações de crédito. “Foi preciso um esforço redobrado, que hoje já apresenta resultados. Estamos terminando o primeiro ano de mandato com muitos compromissos saindo do papel, que permitem a recuperação da nossa malha rodoviária com recursos já assegurados para que tudo seja concluído no prazo estabelecido em cada uma das obras”, destacou a governadora Raquel Lyra.

CONFIRA OS PRINCIPAIS PROJETOS VIABILIZADOS PELO ESTADO EM 2023

As obras da PE-15, principal corredor de transporte público do Grande Recife que está sendo reconstruído desde o início de 2022, com diversos atrasos - Guga Matos/JC Imagem

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

PE-015

Na Região Metropolitana do Recife, o governo do Estado está dando continuidade às obras de requalificação da PE-15, que liga as cidades de Olinda e Paulista, com 12,4 quilômetros, e a faixa central exclusiva do BRT, que se estende pela BR-101 até Abreu e Lima. Um primeiro trecho da obra deveria estar sendo entregue ainda em 2023, mas por enquanto não há previsão.

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PE-017 (Estrada da Muribeca)

Outra obra que está sendo feita, com promessa de ser concluída no primeiro semestre de 2024, é a PE-17, conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Dos 12 quilômetros que conectam a BR-101 ao centro de Jaboatão Velho - executados na gestão passada -, restam três quilômetros a serem finalizados.

BR-232 (saída do Recife)

O alargamento da BR-232 na saída do Recife para o interior do Estado foi concluída no início do segundo semestre, mas a atual gestão precisou fazer readequações no contrato porque o governo do PSB teria projetado um orçamento insuficiente para algumas intervenções, como a ciclovia e as passarelas de pedestres.

O caso precisou ser validado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), sendo negociado um aditivo contratual para permitir a conclusão da obra sem prejuízo à população. O orçamento anunciado pelo então governo Paulo Câmara - que iniciou a obra -, na ordem de R$ 100 milhões, subiu para R$ 157 milhões.

A expectativa, agora, é entregar toda a obra da BR-232 em maio de 2024, reduzindo o tempo do trajeto em 35 minutos para os 67 mil veículos que passam no trecho da rodovia diariamente.

Entre os exemplos citados pela governadora estão as obras de requalificação da PE-15 e da PE-17 (mais conhecida como Estrada da Muribeca) e de alargamento da BR-232 na saída do Recife - GUGA MATOS/JC IMAGEM

LITORAL SUL

Já no litoral pernambucano, o acesso à praia de Muro Alto, no município de Ipojuca, está sendo requalificado. A obra é aguardada há anos pela população. A reparação do asfalto contempla 5,6 quilômetros, ligando a PE-009 a um dos pontos turísticos litorâneos mais procurados de Pernambuco e onde há uma grande concentração da rede hoteleira.

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MATA SUL

Na Mata Sul, a recuperação da PE-45, que liga o município de Escada ao de Vitória de Santo Antão, foi reiniciada após várias paralisações nos anos anteriores. A rodovia é muito utilizada por condutores que saem do Agreste com destino ao Litoral Sul pernambucano e ao estado de Alagoas. A recuperação da via irá facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente da cana de açúcar.

AGRESTE

Conclusão da BR-104

A BR-104, que faz a conexão entre a BR-232 e a PE-145, ainda aguarda a conclusão da duplicação. Restos do que deveria ser um viaduto seguem na rodovia - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

No Agreste, o governo de Pernambuco retomou, com ajuda do governo federal, a conclusão da duplicação de um trecho de 13,2 quilômetros da BR-104, entre os municípios de Caruaru e Toritama. A obra estava parada há quase dez anos e tem custo de R$ 106 milhões - recursos da União que deveriam ser devolvidos pelo Estado.

A BR-104 é uma das rotas mais importantes para o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, setor que mais movimenta a economia da localidade. Para evitar congestionamentos, será realizado um projeto de engenharia para implantação do contorno viário que desviará a circulação do transporte de carga para uma nova rota, sem cruzar o perímetro urbano de Toritama.

PE-145 (até Brejo da Madre de Deus)

O trecho de 43,5 quilômetros da PE-145, que vai do entroncamento com a BR-104 até o distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, também segue sendo restaurado e representa um investimento de R$ 43,8 milhões. A rodovia é a principal rota para Nova Jerusalém, onde todos os anos acontece o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.

SERTÃO

No Sertão do São Francisco, duas rodovias estão sendo restauradas: a PE-638 e a VPE-639. As duas vias estão interligadas e são estratégicas para o município de Petrolina, por onde passa o transporte da produção da fruticultura da região, conectando cinco projetos de irrigação. A previsão é de que a VPE-639 seja concluída ainda este ano e a PE-638 seja finalizada em fevereiro de 2024. Somados, os investimentos das duas rodovias chegam ao montante de R$ 54 milhões.

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