Vera Cruz é a empresa com as piores avaliações do sistema de ônibus do Grande Recife há muitos anos e diante da inércia do Estado
Operadora pediu para entregar linhas e governo ameaçou cassar permissão. Para evitar, foi feito um acordo mediado pelo MPPE, que vem sendo descumprido segundo flagrantes feitos pelos passageiros
Os flagrantes de desrespeito às exigências feitas pelo governo de Pernambuco e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que a empresa de ônibus Vera Cruz seguisse no sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife são apenas um reflexo do histórico operacional problemático da empresa.
A empresa é a pior avaliada de todo o sistema de ônibus, segundo dados oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) - órgão gestor do Estado responsável pela gerência e fiscalização do transporte público da RMR.
A Vera Cruz sempre figurou entre as piores empresas do sistema, assim como a sua ‘irmã’ Cruzeiro, que operou na RMR até 2015 e teve as linhas transferidas para a Vera Cruz ao falir. Uma análise das notas obtidas ao longo dos semestres da década passada comprovam os problemas de desempenho.
As notas refletem a avaliação semestral de qualidade, sob vários aspectos: índice de quebras, idade média da frota, reclamação de usuários, multas, entre outros. pelo regulamento do STPP/RMR, inclusive, prevê que duas notas seguidas abaixo da média 5,0 ou três notas abaixo da média implicariam na cassação da operadora.
CONFIRA as notas da VRC na avaliação semestral das empresas:
2010:
Vera Cruz: (5,76 e 5,12)
2011:
Vera Cruz (4,64 e 5,12)
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2012:
Vera Cruz: (5,44 e 5,64)
2013:
Vera Cruz: (5,20 e 5,88)
2014:
Vera Cruz: (5,92 e 5,56)
2015:
Vera Cruz: (5,80 e 5,12)
2016:
Vera Cruz: (4,80 e 5,48)
2017:
Vera Cruz (5,04 e 5,84)
2018:
Vera Cruz: (5,44 e 5,44) - Com base em notas técnicas as reclamações de usuário deixaram de ser consideradas nessas avaliações, o que permitiu que tivessem notas acima de 5.
2019:
Vera Cruz: (3,96 e 3,64)
2020:
Vera Cruz: (5,12 e 6,20)
CONFIRA, agora, a avaliação mais recente, do primeiro semestre de 2023, no qual a VRC aparece em último lugar entre as oito operadoras:
Vera Cruz diz que vai recuperar credibilidade do passageiro e que já investiu quase R$ 8 milhões na renovação da frota de ônibus
A empresa Vera Cruz, enfim, resolveu se posicionar sobre a crise enfrentada como operadora do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. Em nota oficial enviada à imprensa, a empresa garante estar empenhada em recuperar a infraestrutura operacional e, assim, voltar a ter credibilidade junto aos passageiros.
Diz estar dedicada, sim, a atender às exigências do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o governo de Pernambuco, sob mediação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no dia 2/4. E que já investiu, desde então, R$ 7,85 milhões somente na renovação da frota.
“Um investimento que comprova o respeito ao acordo firmado com o Ministério Público de Pernambuco”, reforça a empresa. No posicionamento, a Vera Cruz, entretanto, volta a reforçar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor e, por isso, a necessidade de garantias de subsídios públicos para o sistema, que não suporta mais ser custeado apenas com a tarifa paga pelos passageiros.
Esse argumento da ‘instabilidade’ do pagamentos dos subsídios públicos pelo governo de Pernambuco já tinha sido citado pela operadora no comunicado oficial em que pedia para entregar a operação de nove linhas e permutar outras sete.
E, por fim, diz que vai seguir empenhada em manter a tradição do grupo que atua no setor de transporte de passageiros há 92 anos e emprega, diretamente, três mil funcionários.
Confira a nota da Vera Cruz na íntegra:
A Vera Cruz informa que, em respeito aos usuários que circulam diariamente nas linhas operadas pela empresa na Região Metropolitana do Recife, tem incrementado mês a mês os investimentos em sua frota, inclusive com a compra de novos ônibus. Somente em abril, foram investidos R$ 7,85 milhões na frota circulante, o que comprova o respeito ao acordo firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
No entanto, assim como as demais companhias subsidiadas pelo Estado, a Vera Cruz reforça que tem sido de extrema importância contar com as subvenções garantidas pelo Governo de Pernambuco para o Sistema de Transporte Público de Passageiros.
Somente com tais repasses, a empresa e as demais operadoras do setor conseguem compensar os altos custos operacionais para manutenção de linhas deficitárias em toda a RMR. Por isso, o subsídio de até 30% do valor das passagens, no caso da Vera Cruz, é integralmente destinado aos reparos e manutenção da frota operada pela empresa.
A Vera Cruz destaca, por fim, que continuará a trabalhar para garantir a melhoria contínua na prestação de um serviço tão essencial aos pernambucanos, reconhecido pela tradição de um grupo empresarial que se orgulha de operar no setor há 92 anos e empregar, diretamente, cerca de 3 mil funcionários”.