A população poderá solicitar digitalmente a instalação de paraciclos para bicicletas no Recife. Os equipamentos, que funcionam como estacionamentos para bicicletas, poderão ser pedidos pelo aplicativo Conecta Recife ou pelo site da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Os pedidos poderão ser feitos a partir desta quinta-feira (27/6). Para isso, é necessário que as pessoas preencham um questionário justificando o pedido. A instalação dos paraciclos, entretanto, dependerá de avaliações técnicas. Uma equipe da CTTU irá fazer a análise.
A meta da Prefeitura do Recife é instalar 5 mil paraciclos até o fim do ano. Até agora, já foram instaladas mais de 4 mil vagas para estacionamentos de bicicletas. Os pedidos precisam ser feitos por meio de um questionário disponibilizado no site www.cttu.recife.pe.gov.br/paraciclos ou no app Conecta Recife.
MENSAGEM DE QUE CICLISTAS SÃO BEM-VINDOS NO RECIFE
“Os paraciclos são primordiais para auxiliar ciclistas em áreas de grande interesse público, como parques, praças, supermercados e escolas. Implantá-los é uma maneira de fortalecer a malha cicloviária da cidade e mostrar ao ciclista que ele é bem-vindo naquele espaço”, afirma Antônio Henrique, gerente de Mobilidade Humana da CTTU.
-
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: Paris triplica valor do estacionamento público para SUVs de olho no estímulo ao uso de bicicletas -
Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias -
Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira -
Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking
Os paraciclos a serem instalados são do modelo U invertido, que é mais indicado para garantir um espaço adequado para as bicicletas. Nele, os ciclistas podem prender as bikes pelo quadro ou rodas com uma corrente e cadeado.
A iniciativa da PCR tem como base dados as duas últimas Pesquisas de Origem e Destino do Recife, que mostraram que a mobilidade ativa é essencial para a maioria dos deslocamentos na cidade. A pesquisa apontou que, quando a motivação do deslocamento é trabalho, 78% dos recifenses chegam ao local usando transporte público, bicicleta ou a pé.