Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE PÚBLICO

Passageiro mata motorista de ônibus que se recusou a parar fora do ponto

Vulnerabilidade dos motoristas do transporte público está cada vez maior no Brasil. Casos de agressões físicas também têm sido comuns

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 08/07/2024 às 13:19 | Atualizado em 08/07/2024 às 13:20
Passageiro atira na cabeça de motorista de ônibus que se negou a parar fora do ponto de parada - Gabriel Ferreira/JC Imagem

A vulnerabilidade da profissão de motorista de ônibus e a ausência de segurança no transporte público do País fez uma nova vítima. Um passageiro ainda não identificado atirou na cabeça de um motorista de ônibus de apenas 26 anos porque o mesmo se recusou a realizar o desembarque fora do ponto de parada regular.

O crime aconteceu na noite deste domingo (7/7), na Zona Leste de São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista, o motorista chegou a ser socorrido ao Hospital Santa Marcelina, na mesma região, mas morreu na unidade de saúde.

O caso aconteceu na Rua Visconde de Aljezur, no bairro Vila Jurema, no ônibus da linha 2007/10 Cid. Kemel II - CPTM Itaim Paulista, da operadora de transporte público Transunião.

Após serem acionados por passageiros, policiais militares encontraram o ônibus colidido contra uma casa e o motorista gravemente ferido dentro dele. O passageiro que realizou o disparo fugiu e ainda não foi identificado.

em 2023, motorista foi agredido até desmaiar por passageiro que não quis pagar passagem - DIVULGAÇÃO

"Segundo uma passageira, o autor teria solicitado ao motorista que parasse fora do ponto e, ao ter a solicitação negada, baleou a vítima na cabeça, fugindo na sequência", disse a SSP. O caso foi registrado como homicídio e colisão no 50º DP (Itaim Paulista), que está investigando o crime.

Leia Também

VIOLÊNCIA CONTRA MOTORISTAS DE ÔNIBUS

A violência contra motoristas de ônibus tem aumentado muito no Grande Recife. Ainda não houve um caso de morte como o registrado em São Paulo, mas as agressões físicas estão cada vez mais comuns.

Motorista de ônibus é agredido por passageiro na Zona Sul do Recife - Gabriel Ferreira/JC Imagem
A dura rotina dos motoristas de ônibus no Grande Recife fica ainda pior com o aumento das agressões aos profissionais - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Motorista de ônibus é agredido por passageiro na Zona Sul do Recife - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, esse foi o 15° caso de agressão registrado contra a categoria apenas neste ano - o que é alarmante. na foto, ônibus colidiu na BR-101, no Recife, depois que motorista foi agredido - DIVULGAÇÃO

Somente este ano, foram pelo menos três casos registrados nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. O mais recente aconteceu em maio, quando um motorista foi agredido covardemente por um passageiro que também se irritou porque perdeu o desembarque, na Zona Sul da capital pernambucana.

As agressões são assustadoras e deixam evidente como o transporte público brasileiro está desmoralizado. Refletem uma pressão forte - e quase insuportável - sobre todos que fazem e vivem o sistema de transporte coletivo diariamente.

De 2023 para cá, pelo menos 15 casos de agressões a motoristas tinham sido registrados no transporte do Grande Recife, segundo o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS