A pressão popular, exercida com muitas críticas, fez com que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) adiasse o fim da operação do Metrô do Recife aos domingos. A paralisação estava prevista para começar neste domingo (25/8) e seguir por tempo indeterminado.
Agora, devido às reclamações dos passageiros - 48 mil pessoas usam o metrô aos domingos (a CBTU tinha informado entre 35 mil e 40 mil, mas corrigiu) - a suspensão da operação foi adiada em uma semana, começando apenas no dia 1º de setembro. E seguindo por tempo indeterminado.
Por nota, a CBTU argumentou que o adiamento foi a pedido de um grupo de pessoas que participarão de um concurso público em Jaboatão dos Guararapes e que, após esse fim de semana, a paralisação acontecerá.
“Devido ao apelo da população por conta da realização do concurso público na cidade de Jaboatão dos Guararapes, com mais de 60 mil inscritos, comunicamos que as Linhas Centro e Sul funcionarão excepcionalmente das 5h às 19h no domingo (25). Manteremos a programação de intervenções na via programadas para os domingos a partir do dia 01 de setembro, por tempo indeterminado”.
POPULAÇÃO REVOLTADA COM O FIM DA OPERAÇÃO AOS DOMINGOS
O fim por tempo indeterminado da operação do Metrô do Recife aos domingos tem sido muito criticada e lamentada pela população que usa o sistema, seja para trabalhar ou para atividades de lazer. A paralisação do sistema aos domingos na Região Metropolitana do Recife foi anunciada pela CBTU na segunda-feira (19) e teria como razão a substituição de dormentes e trilhos das vias.
O encerramento da operação vai prejudicar quase 50 mil passageiros que usam o metrô aos domingos, segundo dados da própria CBTU. Entre os passageiros, uma certeza: o sucateamento do Metrô do Recife foi tanto e por tantos anos que provocou a necessidade de suspender a operação por um dia inteiro, indefinidamente.
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“É lamentável que a situação tenha chegado a esse ponto. E quem vai pagar por tudo isso é o passageiro, como sempre. Estamos falando de muita gente que usa o sistema aos domingos. Eu mesmo, quando vou à praia, uso o metrô para ganhar tempo. E, mesmo que coloquem ônibus, não será a mesma coisa, ainda mais num domingo”, criticou a diarista Fernanda Maria da Silva, que usa a Linha Sul do metrô diariamente.
Quem depende do sistema para trabalhar estava ainda mais revoltado. “A questão toda é o tempo. Essa é a grande vantagem do metrô. O ônibus nunca vai substituir a rapidez da viagem, mesmo num domingo. Soubemos que é para manutenção e melhorias, o que é bom, mas precisava chegar a esse ponto de suspender a operação? É revoltante para quem é passageiro”, lamentou o porteiro Carlos Eduardo Ferreira, que usa a Linha Centro para chegar ao trabalho, inclusive aos domingos.
ENTENDA O FIM DA OPERAÇÃO DO METRÔ DO RECIFE AOS DOMINGOS
A paralisação do Metrô do Recife aos domingos agora vai começar no dia 1/9, seguindo por tempo indeterminado. O fechamento do sistema, entretanto, não é devido à crise financeira e estrutural do metrô. Ao contrário - pelo menos é o que garante a CBTU.
A paralisação aos domingos será para a realização de manutenção corretiva da via e todos os demais sistemas das linhas eletrificadas do metrô - as Linhas Centro e Sul. Por este motivo, não haverá operação comercial. E não existe prazo para a conclusão dos serviços - pelo menos por enquanto.
Será, inclusive, a primeira ação concreta de investimento no sistema metropolitano, que há quase dez anos vem sobrevivendo com pouco mais de 50% dos recursos necessários para bancar o custeio, ou seja, a operação básica, sem qualquer investimento. Com a garantia de R$ 136 milhões pelo Novo PAC Seleções (Plano de Aceleração do Crescimento), a troca de dormentes e trilhos prevista no projeto aprovado irá começar.
A CBTU já vinha fazendo a substituição de alguns pontos, mas sem recursos robustos. Com a certeza do dinheiro do PAC, resolveu acelerar a manutenção.
SERVIÇO DE TROCA SEM PREVISÃO DE CONCLUSÃO POR ENQUANTO
A superintendente da CBTU Recife, Marcela Campos, explicou que a Companhia tentou reduzir o impacto para a população, mas disse ser impossível dar ao menos uma previsão de quando a intervenção terminará. “Não consigo dizer porque temos muitos pontos para recuperar. Tentamos minimizar o máximo possível os impactos para a população, mas não conseguiremos fazer os trabalhos apenas no horário noturno porque, depois que desergizamos a linha, são apenas quatro horas até iniciar a operação do dia seguinte”, explicou a superintendente.
Serão criados estaleiros para guardar o material e a previsão é de que os trabalhos comecem pelo de Cavaleiro, fazendo 14 km de substituição de trilhos e dormentes. Depois, a ação irá para o trecho de Joana Bezerra. Segundo Marcela Campos, os metroviários irão trabalhar aos domingos e, ainda, nas janelas noturnas normais para agilizar os trabalhos.
ESQUEMA DE ÔNIBUS PARA OS PASSAGEIROS
Um esquema de ônibus para reforçar o atendimento aos passageiros aos domingos ainda será organizado pelo governo de Pernambuco, mas ainda não foi anunciado. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema de ônibus, afirmou que foi pego de surpresa com a paralisação do metrô aos domingos e que em breve anunciará o esquema de reforço.
“A Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte - CTM, informa que o Órgão foi pego de surpresa com a nota do Metrô. Para tanto, técnicos estão elaborando um plano de mobilidade com objetivo de não causar transtorno aos usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife - RMR”.
RISCO DE FIM DA OPERAÇÃO NEGADO PELA CBTU RECIFE
A Superintendência da CBTU no Recife garantiu que a paralisação do serviço aos domingos é, sim, devido ao início, finalmente, da manutenção do sistema. Algo só possível com a garantia dos recursos do Novo PAC Seleções.
Em julho, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital pernambucana, o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o governo federal liberou os R$ 136,1 milhões para o metrô. Os recursos são do PAC Seleções - Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades.
“O dinheiro ainda não foi creditado, mas está garantido pelo governo federal. E, assim que o anúncio dos recursos foi oficializado, nós pedimos autorização ao governo de Pernambuco e aos Ministérios das Cidades e Casa Civil para fazer alterações no objeto do projeto. O projeto previa R$ 136 milhões para a troca de dormentes e trilhos da Linha Sul e pediu para ampliar os serviços”, explica Marcela Campos, superintendente da CBTU Recife.
Além da substituição dos dormentes, os recursos serão investidos ainda em edificação de algumas estações, melhoria na rede aérea, e em subestações de energia. Para iniciar a intervenção, a CBTU começará utilizando os R$ 76 milhões que a companhia tem para investimentos, enquanto o dinheiro do PAC não é creditado.