O PIX nos ônibus é uma inovação que facilita o pagamento das passagens de forma rápida e segura, utilizando o sistema de transferências instantâneas criado pelo Banco Central do Brasil.
Com o PIX, os passageiros podem pagar suas viagens diretamente pelo celular, sem a necessidade de utilizar dinheiro em espécie ou cartões de transporte.
Na Região Metropolitana do Recife, depois de muita demora, a função já está sendo testada em uma linha opcional, operada pela empresa São Judas Tadeu.
Como funciona o PIX nos ônibus?
O serviço ainda está em teste e é restrito a linha 160 - Gaibu/ Barra de Jangada (Via Paiva), que atende ao Sul do Grande Recife, desde o dia 21 de agosto.
Para fazer o pix, um QRCode para leitura pelos passageiros está disponível no interior dos coletivos. Assim, será possível realizar a transferência:
Passo a passo
- Primeiro, o motorista terá o aplicativo no celular e, ao iniciar a viagem, irá ativar o pagamento lendo o mesmo QRCode disponível para os passageiros no interior dos ônibus. Feito isso, o pagamento via PIX já pode ser realizado.
- Ao embarcar no ônibus, os passageiros irão fazer a leitura do QRCode com seu celular
e fazer o pagamento normalmente pelo aplicativo do banco. - Após o pagamento, o motorista receberá uma notificação em seu celular e poderá liberar a catraca.
Essas passagens pagas com PIX, inclusive, têm o valor enviado diretamente para a conta da empresa, desobrigando o motorista de prestar contas no fim da viagem.
Expansão da função para outras linhas
Já existe duas linhas que receberão a função PIX (ainda sem data confirmada para inicar):
- 191 - Recife/ Porto de Galinhas - em breve
- 195 - Recife/ Porto de Galinhas (Opcional) - em breve
A partir disso, a expectativa das empresas é dar seguimento com as linhas opcionais - aquelas operadas com veículos rodoviários e sempre refrigerados.
E depois se expandiria para todos os ônibus em circulação no Grande Recife.