Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Opinião

Governadores devem confiar desconfiando do presidente Jair Bolsonaro

Devem confiar que se houver uma pressão dos 27 chefes dos Executivos estaduais, mesmo que não ceda, mas Bolsonaro tende a ser mais contido

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 24/08/2021 às 6:51
Encontro do Fórum dos Governadores, realizado em Brasília - RENATO ALVES/AGÊNCIA BRASÍLIA

Foi acertada a decisão dos governadores de tentar mais uma vez o diálogo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)? Para uns, não. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), diz que o presidente não gosta do diálogo. “Aliás, ele já demonstrou isso. Há mais de dois anos que ele não reúne os governadores. O único encontro em que ele [Bolsonaro] esteve presente foi em uma reunião convocada pelos governadores, e não por ele”, lembra.

Mais ponderado, Ibaneis Rocha (MDB-DF) destaca a necessidade da persistência, “como diz o ditado popular: ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’”. Para o governador do Distrito Federal, "Todos têm ideias muito boas, todos querem ajudar o Brasil. Acho que o momento que o país passa é um momento muito ruim. Quando aparece alguém que quer fornecer ponte nesse momento, em vez de implodir as pontes, pode ser uma saída para restabelecer o ambiente”.

Minha opinião é que os governadores devem confiar desconfiando do presidente. Devem confiar que se houver uma pressão dos 27 chefes dos Executivos estaduais, mesmo que não ceda, mas Bolsonaro tende a ser mais contido. Até porque todos sabemos que o presidente é espaçoso nos diálogos, e que tem evitado seguir a liturgia do cargo. Mas também sabe que não vai tirar nenhum proveito da situação se continuar isolado.

Por sorte, os governadores criaram juízo e evitaram aquelas notas de repúdio que não têm nenhuma serventia. Não causam nenhum efeito.

Pense nisso!

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS