Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
ROMOALDO DE SOUZA

Para evitar pantim de Renan Calheiros, Lula pode vir a nomear jurista baiano para o STF

Confira a coluna Política em Brasília, por Romoaldo de Souza

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 07/12/2022 às 11:42 | Atualizado em 07/12/2022 às 11:46
Renan Calheiros e Lula - José Cruz/ Agência Brasil

Bruno Dantas para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF). O que acham? Mas afinal, quem é Bruno Dantas?

Baiano de Salvador, Bruno Dantas tem dois padrinhos de peso para chegar ao STF. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-presidente da República José Sarney.

O jurista chegou ao Senado Federal, por meio de concurso público como consultor jurídico. Nesse período ele se aproximou do senador alagoano e, com o apoio de Renan, tornou-se ministro do Tribunal de Contas da União.

Mas, por que, então o presidente eleito, Lula da Silva, daria um cargo tão importante a um afilhado de Renan. Primeiro, como eu disse antes, Sarney também é padrinho de Bruno Dantas. Mas no caso de Renan é para que ele não fique magoado com Lula.

O governo eleito se aproximou do deputado Arthur Lira (PP-AL), inimigo de Renan. Lula aceitou até fazer campanha para Lira continuar como presidente da Câmara. E, para evitar um pantim de Renan, Lula poderia vir a nomear Bruno Dantas na cadeira a ser deixada por Ricardo Lewandowski, agora em maio.

É que no jogo da política brasileira, quando você pensa que Renan Calheiros está entrando com a fome, Lula já está indo com o milho.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS