Várias delegacias não estão funcionando em esquema de plantão. Foto: TV Jornal/Reprodução
Um novo ano começou, mas os problemas permanecem os mesmos na área de segurança pública em Pernambuco. Apesar do Governo do Estado sempre declarar que os investimentos foram recordes nos últimos anos, muitas delegacias continuam fechadas à noite. E até mesmo nos finais de semana.
A falta do serviço essencial prejudica a população de várias localidades do Recife e Região Metropolitana. Bairros como Ipsep, Ibura, Jordão, Joana Bezerra, Alto do Pascoal só contam com delegacias abertas de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Quem precisa registrar um boletim de ocorrência sofre. O jeito é ir até a Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande. E ter muita paciência para conseguir ser atendido.
Delegacias especializadas também não funcionam em horário de plantão.
A DP da Mulher em Prazeres, Jaboatão, e a de Paulista só estão abertas em horário comercial. As vítimas que precisam denunciar agressões, devem se dirigir até o bairro de Santo Amaro, no Recife. O mesmo acontece com as unidades do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente em Jaboatão e Paulista. Ambas fechadas à noite e nos fins de semana.
No Interior do Estado, a situação se repete. Com delegacias fechadas em alguns municípios, suspeitos presos em flagrante são levados para outras cidades onde há policiais civis de plantão para efetuarem os flagrantes.
Uma desorganização geral na Polícia Civil de Pernambuco. E, ao que parece, não há nenhum indicativo de que o problema será resolvido.
LEIA TAMBÉM
Governo de PE ‘censura’ entrevistas de policiais militares
34 municípios do Interior de Pernambuco estão sem delegados