Atualizada às 17h47
Um mês e meio após ser afastado das atividades por zombar da pandemia da covid-19, em vídeo que repercutiu nas redes sociais, o delegado Gilmar Rodrigues foi designado para uma nova missão na Polícia Civil de Pernambuco. Portaria publicada nessa quarta-feira (05), pela Secretaria de Defesa Social (SDS), determinou que o delegado assuma a chefia da 14ª Equipe da Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, no Recife.
Em 18 de março de 2021, quando o vídeo foi compartilhado nas redes sociais, Gilmar Rodrigues estava lotado no município de Vitória de Santo Antão. Nas imagens, ele aparece dizendo: "Covid um ca**lho. P**ra de Covid. É curtir a vida". O delegado aparece fardado, numa mesa de bar, acompanhado de colegas de profissão. Todos que aparecem no vídeo estão sem máscara. Além disso, também aparecem garrafas de cervejas nas imagens.
Não é possível confirmar que a autoridade policial estava ingerindo bebidas alcoólicas, no entanto, ainda no vídeo, ele dispara: "Vem para cá para Vitória, tomar cachaça e raparigar”.
No mesmo dia em que o vídeo foi bastante compartilhado, a Polícia Civil informou que ele havia sido afastado da delegacia e seria apresentado à Diretoria de Recursos Humanos da Corporação. O caso também foi encaminhado à Corregedoria Geral da SDS para apuração de possíveis transgressões disciplinares.
Na ocasião, Gilmar não deu entrevista sobre o assunto. Mas enviou um áudio a amigos afirmando que aquele vídeo se tratava de uma "brincadeira com amigos da delegacia". Também disse que "não bebe".
INVESTIGAÇÃO
Em nota, nesta quinta-feira (06), a Corregedoria Geral da SDS informou que "instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar em desfavor do delegado Gilmar Rodrigues. A comissão instaurada pela Corregedoria está realizando as investigações acerca do fato. Serão analisadas imagens, realizadas ouvidas e, após esgotados os recursos e apresentadas as defesas, será emitido o parecer final, com publicação no Boletim Geral da SDS".