Nesta segunda-feira (20), Pernambuco confirmou 231 novos casos da covid-19. Agora, o Estado totaliza 2.690 infectados. Também foram confirmadas laboratorialmente 18 novas mortes, totalizando 234 óbitos pela covid-19 no Estado. Além disso, o boletim aponta um total de 100 pacientes já recuperados da doença. Ainda nesta segunda, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgará boletim completo.
>>Coronavírus: Recife ultrapassa a marca de mil infectados
>>Sem conseguir UTI, técnica em enfermagem de 30 anos morre com suspeita de covid-19 em Pernambuco
>>Coronavírus: em UTI com 100 leitos no Recife, arte traz mensagem de humanização
O quinto dos sete hospitais de campanha prometidos pela prefeitura do Recife para atender pacientes com o novo coronavírus foi entregue na manhã desta segunda-feira (20), no bairro dos Coelhos, na área Central. Com 420 leitos, sendo 100 de UTI, o Hospital Provisório Recife 2 será administrado pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Inicialmente, o hospital vai receber apenas pessoas encaminhadas de outras unidades de saúde, como policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pela Central de Regulação de Leitos.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.