A partir do próximo dia 31 de agosto, o laboratório do Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), no Sertão de Pernambuco, passará a analisar amostras de exames de biologia molecular (RT-PCR) que detectam o novo coronavírus. Segundo o governo do Estado, o convênio com a Univasf, que teve seu credenciamento efetivado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), tem duração de seis meses. A expectativa é que, inicialmente, o laboratório faça a análise de 30 amostras por dia, chegando a uma capacidade de 500 semanalmente.
>> Pernambuco foi o Estado com menor percentual de pessoas testadas para a covid-19, aponta IBGE
>> Pernambuco confirma nesta sexta (21) mais 1.072 novos casos de coronavírus e 32 mortes
>> Saiba onde fazer gratuitamente o teste para a covid-19 no Grande Recife
"Com o credenciamento do nosso laboratório pelo Lacen, vamos conseguir processar o material coletado na região, dando celeridade e uma resposta mais rápida à população em geral, além da produção de conhecimento na nossa instituição. Alunos, professores e profissionais de outros setores da Univasf estarão empenhados em dar sua contribuição para a sociedade nesse trabalho", comentou o presidente da Comissão de enfrentamento à covid da Univasf, Anderson Armstrong.
>> Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
>> Número de testes de coronavírus disponíveis em Pernambuco é incerto; sobram testes no Recife
>> ANS inclui teste sorológico de coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde
Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, "essa parceria dará mais agilidade na liberação dos resultados dos pacientes da região, já que antes era preciso que as amostras fossem encaminhadas até o Lacen, no Recife, para o processamento".
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesta sexta-feira (21), já foram realizados 135.316 exames moleculares do tipo RT-PCR em Pernambuco, , sendo 83% deste montante no Lacen-PE e laboratórios conveniados ao governo de Pernambuco. Isso representa 45% dos exames realizados no Estado, que chegou a mais de 298 mil, entre RT-PCR, sorologia e teste rápido.
Ainda segundo o boletim, a covid-19 já atingiu 117.431 pessoas em Pernambuco. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.072 casos. Além disso, o total de vidas perdidas chegou a 7.335.
Nesta quinta-feira (20), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid19) realizada no mês de julho. Segundo o IBGE, Pernambuco foi o Estado com menor percentual de testes realizados para detectar o novo coronavírus de início da pandemia até julho, tendo 394 mil pessoas testadas (4,1% da população), sendo 205 mil mulheres e 189 mil homens.
Das pessoas testadas em Pernambuco, 92 mil (aproximadamente 1% da população), tiveram o diagnóstico positivo. No Brasil, 6,3% (13,3 milhões) fizeram o teste para detectar o vírus.