Com informações do repórter Leonardo Balthar, da TV Jornal
Um dia após o Recife confirmar mais de 200 novos casos da doença em boletim diário, após 49 dias consecutivos de registros entre 2 e 192 casos, o centro de testagens localizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana, acumulava, nesta quinta-feira (19), uma longa fila de carros antes mesmo da abertura do centro de testagens.
Por dia, são distribuídas quinhentas fichas, e o atendimento é feito de domingo a domingo, das 8h às 17h, tanto para quem estiver nos veículos, quanto para os pedestres. O primeiro veículo chegou ao local por volta das 4h30 da manhã. O condutor, Antônio Carlos, conta que mora em Gaibu, mas, como passou pelo Recife, decidiu se certificar que não está com a doença.
"Eu estou trabalhando no estaleiro e eu fazia [o teste] na empresa, mas, como estou afastado, estou aproveitando que estão fazendo aqui no dia a dia e estou aqui. Já sabia que ia pegar essa fila, por isso vim cedo", relatou o encarregado de manutenção.
Já a doméstica Ana Maria sentiu dor de garganta e dor no corpo no final de semana. Mesmo já estando melhor, ela foi orientada pela patroa a fazer o exame antes de voltar ao trabalho. "Tive crise de garganta, ainda estou tossindo um pouquinho, não tive febre, mas tive muita dor no corpo. Agora estou melhor", disse.
No Centro de Convenções, onde os testes também são disponibilizados, a espera foi grande. No local, quando questionada se há possibilidade do aumento da oferta de testes nos centros, a secretária executiva de atenção à saúde de Pernambuco, Ricarda Samara, disse que não há condições estruturais para isso. "Esses centros não têm estrutura, nem de trânsito, para aumentar. O que podemos pensar, no futuro, é um outro centro, mas não aumentar muito a capacidade nesse, até porque existe todo um entorno que precisa ser planejado", disse.
Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer agendamento por meio do aplicativo atende em casa.
O município de Camaragibe iniciou uma ação de testagem no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.
Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos.
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.
O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.