Pernambuco abre 151 leitos e ocupação cai para 83% nas UTIs para covid-19

Leitos foram abertos no Grande Recife, Sertão e Agreste do Estado
Amanda Rainheri
Publicado em 14/12/2020 às 20:03
Segundo os pesquisadores, Brasil, Reino Unido, Itália e Espanha apresentam padrão semelhante de alta incidência e mortalidade, destacando-se dos outros países Foto: ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO


Em meio ao aumento de casos do novo coronavírus (covid-19) no Estado, a corrida pela reabertura de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) continua em Pernambuco. Nesta segunda-feira (14), o Estado anunciou que as 151 vagas prometidas na semana passada já estão em funcionamento. Os novos leitos foram abertos desde a última sexta-feira (11) em cinco unidades de saúde do Grande Recife, Sertão e Agreste do Estado. Com o aumento, a taxa de ocupação em UTIs no Estado passou de 88% para 83%.

>> Anvisa fixa prazo de 10 dias para avaliar pedidos de uso emergencial de vacinas

>> Pernambuco registra 362 novos casos e 15 mortes de covid-19 nesta segunda-feira (14)

Dos novos leitos, 50 atenderão o Sertão do Estado, sendo 40 (10 de UTI e 30 de enfermaria) na UPAE de Petrolina e 10 vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. O Agreste recebeu 10 novas vagas de terapia intensiva no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Já no Grande Recife são 40 leitos: 30 (sendo 10 de UTI e 20 de enfermaria) estão na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda; enquanto outros 10 leitos intensivos passaram a funcionar no Hospital Real Português, que mantém convênio com o SUS. Na sexta-feira, 51 leitos já haviam sido colocados em operação no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Zona Norte do Recife.

Ao todo, a rede de saúde pública em todo o Estado conta com 1.773 leitos dedicados a pacientes com Srag, com ou sem confirmação laboratorial para o novo coronavírus. Dos 894 de terapia intensiva, 83% estão ocupados. Já a ocupação das 879 vagas de enfermaria era de 67%. A promessa do Estado é, até o final de dezembro, colocar em funcionamento 424 leitos, sendo 159 de UTI e 265 de enfermaria - contando com as vagas abertas em novembro. 

Seringas 

Seguindo o planejamento de organização da rede de Saúde de Pernambuco para receber a vacina contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou no Diário Oficial desta segunda-feira (14) aviso de pregão eletrônico de licitação para a aquisição de cerca de 7,3 milhões de seringas para uso exclusivo na vacinação da população pernambucana contra o novo coronavírus. Os fornecedores têm até o dia 29 para submeter ao edital proposta de orçamento. A previsão é que o processo seja concluído até janeiro de 2021, em tempo hábil para distribuição dos insumos para os municípios, reforçando a rede para a campanha de vacinação contra a doença.

O Programa Estadual de Imunização já conta com 1,7 milhão de seringas em estoque e outros 1,8 milhão já tiveram a compra finalizada, com entrega prevista para breve.

"Por determinação do governador Paulo Câmara, desde setembro estamos atuando para garantir a logística da preparação da rede de saúde em Pernambuco para a imunização da população contra o novo coronavírus. Vale ressaltar que o nosso Estado realiza diversas campanhas de vacinação anualmente e sempre se destaca no ranking nacional. Prova disso é que, na última mobilização realizada este ano, contra a poliomielite, Pernambuco foi o Estado que mais vacinou em todo o Brasil. Já na campanha da influenza deste ano, o Estado também alcançou a meta preconizada para os grupos prioritários", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

TAGS
coronavírus covid-19 pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory