Nesta segunda-feira (25), mais de 500 profissionais de saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife começam a ser vacinados contra a covid-19, segundo a Prefeitura do Recife. O esquema começou às 7h, na sede do Samu, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, de acordo com o dia da escala de plantão.
- "Venha de onde vier", diz epidemiologista da Fiocruz Pernambuco sobre a esperança nas vacinas contra covid-19
- Vacina da Pfizer contra covid-19 causaria frustração nos brasileiros, diz Ministério da Saúde
- Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca contra covid-19
- Covid-19: "Nova remessa de vacinas nos dá chance de ampliar e acelerar imunização em Pernambuco", diz secretário
- Covid-19: Recife amplia equipes volantes para vacinar público prioritário e chega a 8,6 mil pessoas imunizadas
- Número de vacinados contra a covid-19 no Brasil chega a 580.806 pessoas
O primeiro a receber a dose foi Pedro Santiago, de 66 anos, que trabalha há 25 anos como condutor de ambulância e perdeu uma irmã para o coronavírus.
Segundo o coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, a vacinação acontece em dois turnos por manhã e seguirá por três dias, até quarta-feira, como forma de evitar aglomerações.
"Nessa primeira etapa nós pretendemos atingir 600 profissionais da linha de frente do Samu, todos que fazem a primeira resposta à emergência da covid na cidade. A gente vai atingir médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas. Dividimos em três dias, são três manhãs, para evitar aglomeração e serão dois turnos por manhã. Alguns desses profissionais tiveram a doença, outros não tiveram", disse.
Para o coordenador, é um "momento de muita emoção". "A gente passou 11 meses enfrentando essa doença, colocando nossa vida e as vidas de nossos familiares em risco, na medida em que o Samu é a primeira resposta para o atendimento à pandemia na nossa cidade. A chegada da vacina é a forma para que a gente possa, com mais força e imunizados, atender à população", afirmou.
Além dos profissionais de saúde do Samu Recife, também atuam no serviço equipes administrativas, de call center, que serão imunizadas posteriormente.
Campanha de vacinação
Desde a última terça (19), equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde levam as doses da vacina para hospitais, policlínicas e unidades básicas de saúde com serviços dedicados à covid-19, além de instituições de longa permanência para idosos.
Fazem parte do grupo prioritário para imunização, nesta primeira etapa, trabalhadores da saúde da linha de frente do enfrentamento à pandemia, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais, além de pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa que vivem em residências inclusivas.
O Recife recebeu do Ministério da Saúde 66.200 doses da vacina CoronaVac, o que garante o esquema completo de duas doses para 33.100 pessoas do grupo prioritário.
Nesse domingo (24), chegaram a Pernambuco as primeiras doses da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fiocruz e produzida pelo Instituto Serum. Nesta segunda, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) fazem o monitoramento da distribuição e pactuação com os municípios do uso das doses da nova vacina.
Agendamento
A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).