Mais 255.150 mil doses de vacinas contra a covid-19, sendo 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz, chegaram ao Estado na madrugada desta sexta-feira (16). A carga, que aterrissou em solo pernambucano por volta da 1h, tornará possível o avanço da vacinação para idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que continuarão recebendo a primeira dose. Trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade também serão contemplados pelos imunizantes, recebendo a segunda dose.
Veja a chegada:
>> Prefeitura de Jaboatão amplia agendamento da vacina contra covid-19 para idosos com mais de 61 anos
>> Idosos a partir de 64 anos e guardas municipais são vacinados em Ipojuca
As vacinas já foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde serão conferidas, divididas em lotes e enviadas para as gerências regionais de saúde. De acordo com o governador Paulo Câmara, os imunizantes devem chegar nestes locais ainda nesta sexta-feira. Depois disso, então, haverá a distribuição por município. “Vamos assegurar, mais uma vez, que os imunizantes cheguem a todas as 12 gerências regionais de saúde ainda nesta sexta-feira”, informou o gestor.
>> Pfizer indica que terceira dose de sua vacina contra covid-19 pode ser necessária
Agora, Pernambuco soma 2.276.080 doses da vacina contra o novo coronavírus recebidas, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz.
Pessoas em atraso para a 2ª dose da vacina
Em Pernambuco, 68.743 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina CoronaVac devem comparecer aos locais de vacinação para a segunda aplicação, a fim de completar o esquema vacinal contra covid-19 e garantir a eficácia completa da imunização. O dado é do Ministério da Saúde, que fez um alerta sobre a quantidade de brasileiros que iniciaram a vacinação contra o novo coronavírus e ainda não receberam a segunda dose da CoronaVac.
Em todo o País, 1.514.340 pessoas estão nessa condição, segundo informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira (13), ao lado da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, durante uma conversa com jornalistas na sede do ministério, em Brasília.
Ao apurar o assunto com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), a coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC, questionou sobre o monitoramento desse universo de pessoas que estão aptas a tomar a segunda dose da vacina e ainda não receberam a aplicação. Em nota, a SES não fez menção ao quantitativo informado pelo governo federal.
"A SES informa que tem orientado, monitorado e prestado apoio técnico permanentemente aos municípios sobre as ações durante a campanha de vacinação contra a covid-19. A SES tem reforçado a importância do planejamento das atividades para evitar desperdício de doses e para chegar a todos os grupos prioritários em ambas as doses, finalizando o esquema vacinal preconizado", diz.
A nota também destaca a importância de os gestores municipais acompanharem os índices de aplicação das segundas doses e façam busca ativa daqueles que estão em atraso. "Os gestores municipais podem fazer esse acompanhamento no sistema do Ministério da Saúde para registro das aplicações."