Pernambuco prorrogou, nesta sexta-feira (30), a suspensão das cirurgias eletivas que precisem de internação hospitalar em toda a rede de saúde. A prorrogação é válida, inicialmente, até o dia 9 de maio.
- Com alta ocupação de leitos, Pernambuco determina suspensão de cirurgias eletivas em todo o Estado
- Pernambuco suspende cirurgias e procedimentos eletivos que demandem internação
- Cirurgias eletivas em Pernambuco permanecem suspensas até 4 de abril
- Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas até 30 de abril
A decisão é apenas para cirurgias que possam ser adiadas ou reprogramadas sem prejuízo para a saúde do paciente. Os procedimentos considerados inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardíacas, transplantes ou que a falta possa causar dano ao paciente, estão mantidos.
Além disso, estão permitidas as cirurgias ambulatoriais, que não demandam internação, e os serviços de urgência e emergência.
No dia em que a suspensão foi anunciada, em 16 de março de 2021, a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ricarda Samara, explicou que o objetivo da medida era reduzir a circulação de pessoas nos serviços de saúde para evitar que fiquem expostas ao novo coronavírus.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), pontuou que os servidores que atuam nas cirurgias eletivas e foram realocados para outras áreas da assistência hospitalar ou teletrabalho serão mantidos nessas funções.
Covid-19 em Pernambuco
Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (30), 1.917 casos da covid-19. Desse total, 155 são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.762 são leves. Com isso, o Estado totaliza 406.585 infectados pela doença. Além disso, o boletim registra um total de 345.538 pacientes recuperados.
Também foram confirmados laboratorialmente mais 71 óbitos, sendo 36 do sexo feminino e 35 do sexo masculino. As mortes ocorreram entre os dias 3/06/2020 e 29/04/2021. Agora, são 14.038 mortes provocadas pelo vírus. Os pacientes tinham idades entre 20 e 100 anos.