Na manhã desta segunda-feira (19), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o Brasil receberá mais 6,2 milhões de doses contra covid-19 da Pfizer ainda nesta semana. "As vacinas serão distribuídas aos Estados nos próximos dias, acelerando ainda mais nossa campanha de vacinação", escreveu Queiroga no Twitter. Ele acrescentou que "somente em julho, o laboratório entrega cerca de 15 milhões de doses".
Até agora, o Ministério da Saúde entregou aos Estados e Distrito Federal mais de 154 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mais de 120 milhões de doses foram aplicadas, sendo que mais da metade da população-alvo da campanha recebeu a primeira dose e cerca de 20% dos brasileiros já estão totalmente imunizados.
Pernambuco
Já se passaram exatamente seis meses desde que Pernambuco iniciou a imunização da população contra a covid-19. Até este domingo (18), mais de 5 milhões de doses foram aplicadas, a fim de garantir a proteção de diversos grupos contra a doença, que já tirou a vida de 18.325 pessoas no Estado. Mais de 1,3 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal completo, representando 19,28% da população a partir dos 18 anos.
Na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o cenário epidemiológico da pandemia em Pernambuco vem apresentando redução nos indicadores com o andamento da campanha. Ainda assim, o governo alerta que a pandemia ainda não acabou e que, para controlar a doença, é necessário avançar na vacinação, com o recebimento de maiores volumes de doses, adesão da população, garantia do cumprimento do esquema vacinal completo, além da manutenção das medidas de proteção, com uso de máscara, distanciamento físico e lavagem das mãos.