Pelo segundo dia consecutivo, Pernambuco apresenta uma média móvel diário de casos de covid-19 desde novembro de 2020. Com 644 novos casos registrados da doença nesta quinta-feira (5), o Estado teve a média móvel estabelecida em 746 - a menor desde 27 de novembro de 2020, quando esteve em 714. Nessa quarta (4), Pernambuco já havia atingido um menor patamar desde a referente data, quando contabilizou uma média móvel em 802 casos.
Com os novos dados, o Estado apresenta, nesta quinta-feira, uma tendência de queda de -24% na média móvel, quando comparada com a de 14 dias atrás. A média é entendida como o índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.
>> Covid-19: Recife registra o menor número de leitos de UTI ocupados desde o início da pandemia
>> Pernambuco registra mais três casos de síndrome associada à covid-19 entre crianças
>> Olinda reduz idade do público a ser vacinado contra covid-19. Veja detalhes
Entre os novos casos confirmados, 69 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 575 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 594.106 casos confirmados da doença, sendo 52.392 graves e 541.714 leves.
- Covid-19: saiba como tirar o passaporte da vacina para ter descontos em bares, restaurantes, hotéis e lojas no Recife
- Recife baixa idade para vacinação contra covid-19 no público geral; confira os detalhes
- "Estamos sentindo os efeitos da imunização da população", diz representante dos hospitais privados de Pernambuco
Mortes
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) também confirmou mais 42 mortes em decorrência da covid-19. Os óbitos ocorreram entre os dias 25 de janeiro deste ano e essa quarta-feira (4). Com isso, o Estado totaliza 18.941 vidas perdidas para a doença, desde o início da pandemia. Os detalhes epidemiológicos dos pacientes serão repassados ao longo do dia pelo órgão.
Os novos dados fizeram Pernambuco atingir uma média móvel de 29 mortes nesta quinta-feira, apresentando uma tendência de queda em -19%.