O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, falou, durante coletiva de imprensa desta quarta-feira (25), que buscará vacinar com a terceira dose contra a covid-19 também os trabalhadores da saúde. Horas antes, o Ministério da Saúde anunciou que o reforço começará a ser aplicado em idosos a partir da segunda quinzena de setembro.
“Acho natural que toda a população tenha que tomar a 3ª dose. Para os idosos 60+, esse público é de aproximadamente 1,2 milhão em Pernambuco. Vamos, em reunião com o ministro, cobrar também a necessidade de inserir os trabalhadores da saúde, que se vacinaram em janeiro, neste início da aplicação da 3ª dose. Esse público é de 300 mil pessoas”, disse Longo.
- Ministro anuncia que 3ª dose de vacina contra a covid-19 começa a ser aplicada em 15 de setembro
- Em Pernambuco, 90% dos casos graves da covid-19 de julho não tinham tomado as duas doses da vacina, diz Longo
- Vou ter que tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19? Veja o que se sabe até agora
- Acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (25) sobre a pandemia da covid-19
- Pernambuco recebe freezers, monitores eletrônicos e outros equipamentos para o combate à pandemia da covid-19
Segundo o Ministério da Saúde, os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias podem tomar o reforço a partir de setembro. Já os idosos devem ter sido vacinados com a segunda dose da vacina há mais de seis meses. Os primeiros a serem contemplados serão os que têm mais de 80 anos.
A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.
Além desta novidade, foi divulgado que também a partir de setembro o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas para toda a população.