Após o governo de Pernambuco liberar, na manhã desta sexta-feira (1º), o reforço na imunização contra a covid-19 para trabalhadores de saúde com esquema vacinal completo, há pelo menos seis meses, e idosos com idade a partir de 60 anos, a prefeitura do Recife anunciou que os dois grupos já poderão ser imunizados com a terceira dose a partir deste sábado (2).
Assim como das outra vezes, as pessoas que fazem parte destes grupos devem realizar marcação por meio do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do aplicativo Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.
View this post on Instagram
De acordo com a gestão municipal, independente da vacina recebida na primeira fase, os grupos receberão a vacina da fabricante Pfizer/BioNTech, conforme foi recomendado pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A combinação de vacinas não compromete a resposta imunológica.
Liberação do governo de Pernambuco
O reforço na imunização contra a covid-19 para profissionais de saúde com esquema vacinal completo e idosos a partir de 60 anos chegou em Pernambuco nesta sexta-feira. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em coletiva de imprensa. A estratégia, balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta manhã.
Segundo Longo, ficou estabelecido que, assim que chegarem mais vacinas seria possível vacinar esses públicos com a terceira dose, desde que o esquema com duas doses ou dose única tenha sido concluído há, no mínimo, seis meses. "Vamos ampliar a proteção para os idosos", disse André Longo. A primeira remessa de imunizantes destinada a esse público está prevista para chegar ao Estado na tarde deste sábado (2), com novos lotes de vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech.
>> A pílula contra covid-19 da MSD: tudo o que você precisa saber sobre o antiviral molnupiravir
No último dia 29 de setembro, o Ministério da Saúde já havia anunciado a recomendação da terceira dose para idosos a partir de 60 anos.
Na ocasião, o secretário André Longo também anunciou que os trabalhadores de saúde, que completaram o esquema vacinal (duas dose contra covid-19 ou dose única) até 31 de março, já estão autorizados a tomar a aplicação de reforço.
"São profissionais que já concluíram seis meses do recebimento da segunda dose. Nesses casos, todos os municípios pernambucanos já estão autorizados a aplicar a dose de reforço. Para isso, hoje (1º) o amanhã chegam mais vacinas para seguirmos com a estratégia de proteção à linha de frente (de combate à covid-19)", disse Longo.