Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Com mais uma remessa de vacina pediátrica da Pfizer e o 1º lote de CoronaVac para crianças, expectativa de Pernambuco é acelerar imunização infantil

"Conseguiremos uma imunização mais precoce das nossas crianças", destaca o secretário Estadual de Saúde, André Longo

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/01/2022 às 15:29 | Atualizado em 26/01/2022 às 23:07
Anvisa aprovou aplicação da CoronaVac, contra a covid-19, em crianças de 3 a 5 anos - MIVA FILHO/SES

Nesta quarta-feira (26), Pernambuco recebeu a primeira remessa de CoronaVac destinada a crianças de 6 a 11 anos. O total será usado tanto para as primeiras como as segundas doses contra covid-19. As 108.240 unidades chegaram ao Estado em dois voos comerciais. Além delas, chegou no Estado, nesta madrugada, uma nova remessa de vacinas pediátricas da Pfizer, com 87 mil doses do imunizante. Com essas novas 195.240 doses, Pernambuco contemplará 15,4% do público infantil entre 5 e 11 anos.  

Do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira, Zona Sul da cidade, os lotes seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), na Zona Norte da capital pernambucana, para checagem e divisão por município.

Como pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na última segunda-feira (24), os municípios já podiam iniciar a vacinação das crianças com seus estoques remanescentes de CoronaVac. "Agora, com este primeiro envio do governo federal para os menores, a expectativa é acelerar o processo de imunização do público infantil em Pernambuco, principalmente porque o intervalo da segunda dose da Coronavac se faz com 28 dias. Conseguiremos uma imunização mais precoce das nossas crianças", pontua o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Também ficou definido que os municípios pernambucanos podem ampliar a vacinação com a Pfizer pediátrica para todos os grupos etários permitidos para o imunizante - ou seja, todas as crianças de 5 a 11 anos. Como as duas vacinas pediátricas aprovadas até o momento no Brasil têm características diferentes de aplicação e manuseio, os gestores devem ficar atentos às estratégias de vacinação.

"É muito importante que os municípios orientem suas equipes quanto aos protocolos de uso das vacinas da Pfizer pediátrica e a CoronaVac, evitando erros vacinais nesse público. Podem receber a vacina CoronaVac as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunossuprimidas, que devem receber exclusivamente a Pfizer. As crianças de 5 anos, por causa da idade, também só podem receber o imunizante da Pfizer", ressalta a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também reforça que a vacina contra a covid-19, em crianças de 5 a 11 anos, exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.

Doses para crianças

Desde o primeiro envio de vacinas para as crianças em Pernambuco, em 14 de janeiro deste ano, já foram entregues 315.240 doses de imunizantes para o público infantil, sendo 207 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer e 108.240 doses da CoronaVac/Butantan.

Ao todo, desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Estado, em 18 de janeiro de 2021, Pernambuco já recebeu 17.576.143 doses de vacinas contra o coronavírus. Além do montante destinado às crianças, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da CoronaVac/Butantan; 7.623.720 da Pfizer/BioNTech; e 305.510 da Janssen.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS