A jornalista Cinthya Leite, titular da coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC, recebe nesta sexta-feira (4) o Troféu Feminilidade, como uma das nove vencedoras do Prêmio Tacaruna Mulher 2022, tradicional homenagem promovida pelo Shopping Tacaruna há 22 anos e que faz parte do calendário local de comemorações ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Ela é premiada na categoria Comunicação, em reconhecimento ao trabalho de levar informações sobre saúde, para a população em geral, de forma clara e educativa. Com a homenagem do Tacaruna, Cinthya Leite acumula o seu 27º prêmio ao longo de toda a carreira no JC, onde começou, ainda como estagiária, em 2003.
- Covid-19: ocupação dos leitos públicos de UTI alcança menor taxa de 2022 em Pernambuco
- Com o mês de março, começa fase de maior circulação da gripe, e secretário de Saúde de Pernambuco cobra antecipação da vacinação pelo ministério
- O que acontece se o Brasil rebaixar covid de pandemia para endemia? Entenda
Ao apresentar o perfil da jornalista, o Prêmio Tacaruna Mulher destaca o perfil pioneiro que ela abraça. "É uma das primeiras jornalistas, em Pernambuco, que usou as redes sociais para ampliar a oferta de informações sobre saúde." Em 2010, ela lançou o blog Casa Saudável, cujo acervo de 10 anos permanece disponível para quem deseja saber sobre bem-estar e qualidade de vida. Em 2021, com o avanço dos conteúdos em áudio, Cinthya criou a primeira temporada de 14 episódios do podcast Escute Aí Saúde, disponível em plataformas como Spotify, Apple e Google. A segunda temporada está prevista para iniciar em abril.
Do estágio até hoje, Cinthya Leite tem se dedicado aos assuntos com ênfase em saúde, qualidade de vida, ciência e comportamento. Ela se formou em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, em 2003. Tem especialização em Geriatria e Gerontologia, com visão multidisciplinar, pela Faculdade Estácio do Recife. É doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz Pernambuco e mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No dia 24 de outubro de 2015, Cinthya escreveu matéria para o Jornal do Commercio, em caráter inédito, sobre a explosão de casos de recém-nascidos com microcefalia, condição causada pela infecção pelo zika na gestação. A reportagem foi um divisor de águas na carreira. Já responsável pelo setor de saúde quando o Recife era o epicentro da epidemia de zika, ela tinha que trazer informações novas todos os dias, ouvir os especialistas e dar voz às mães e famílias afetadas.
Quando veio a pandemia da covid-19, Cinthya já se considerava uma profissional madura e mais preparada para os desafios de uma cobertura jornalística deste nível. Os fatos vivenciados durante a carreira a ajudam a ter um olhar diferente para as questões da crise sanitária. A jornalista entende que há sempre um determinante social, pessoal, que deve permear a comunicação. "Ao longo da minha trajetória, exercitei muito a escuta e a empatia. Estou sempre em busca de entender melhor sobre aquilo que eu escrevo, para passar adiante para os leitores de forma segura. Acredito que quando comunicamos da forma correta, estamos contribuindo para, de alguma forma, melhorar a qualidade de vida das pessoas" afirmou Cinthya, em entrevista para o Tacaruna.
"O Prêmio Tacaruna Mulher é um reconhecimento à história de luta e trabalho das mulheres na sociedade, sendo representados pelas homenageadas em cada edição. São personalidades femininas fortes, que dedicam suas vidas a um propósito", destaca a gerente de marketing do shopping, Yolanda Celeste. As fotos da exposição são assinadas por Renato Filho, com produção do visagista Laércio Az. A campanha desenvolvida pela Casa Comunicação já está em vários outdoors do Recife. O público que conferir a exposição pode visualizar um vídeo sobre cada mulher homenageada pelo Tacaruna. Para isso, basta direcionar o celular para o QR Code, disposto em cada imagem.