Pernambuco chegou a 2.484.535 milhões de pessoas com dose de reforço (ou terceira dose) contra a covid-19 neste domingo (6), o que representa apenas 37,6% da população. Essa aplicação se faz cada vez mais necessária, já que há uma redução de anticorpos com o passar do tempo. Além disso, mesmo com indicadores em queda, o coronavírus continua circulando, o que exige cuidados preventivos e vacinação em dia.
Os dados diários sobre imunização são apresentados diariamente no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e disponibilizados no Painel de Acompanhamento Vacinal de Pernambuco.
Segundo os números, Pernambuco já aplicou 17.212.729 doses de vacinas contra a covid-19 na população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).
Com relação às primeiras doses, foram 7.954.108 aplicações (cobertura de 89,63%). Do total, 6.774.086 pernambucanos (76,33%) completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.600.960 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.126 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.
"Para continuarmos colhendo resultados positivos nessa luta contra a doença e também para continuarmos avançando no relaxamento das medidas de contenção do vírus, não há solução mágica. O caminho é avançar ainda mais na vacinação, seja na proteção das crianças de 5 a 11 anos, seja ampliando a cobertura da terceira dose nos adultos que tomaram a segunda há mais de quatro meses", diz o secretário Estadual de Saúde, André Longo. "As vacinas são seguras e estão mostrando, na prática, que são a nossa principal aliada para a proteção da vida e para superarmos esta pandemia", acrescenta.