A Moderna anunciou, nesta quinta-feira (28), que enviou uma solicitação de autorização de uso de emergência, no Estados Unidos, para sua vacina contra covid-19 em crianças de 6 meses a menos de 2 anos e de 2 anos a menos de 6 anos. O pedido foi feito à agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA). Segundo a Moderna, solicitações semelhantes estão em andamento com as autoridades regulatórias internacionais onde já possui registro.
- Recife inicia aplicação de segunda dose de reforço contra covid-19 para idosos a partir de 60 anos
- Covid-19: estudo aponta alta probabilidade de surgirem novas variantes mais perigosas do coronavírus nos próximos meses
- OMS: casos de covid-19 continuam a cair no mundo, e ameaça de novas cepas é real
- Covid, gripe e sarampo: Dia D acontece neste sábado (30); veja lista com locais onde se vacinar no Recife
"Estamos orgulhosos de compartilhar que enviamos para autorização para a nossa vacina contra covid-19 para crianças pequenas", disse Stéphane Bancel, presidente corporativo da Moderna. "Acreditamos que a mRNA-1273 será capaz de proteger com segurança essas crianças contra o SARS-CoV-2 (coronavírus), e isso é muito importante em nossa luta contínua contra a covid-19, e será especialmente bem aceita pelos pais e cuidadores."
Segundo a Moderna, resultados da Fase 2/3 do estudo KidCOVE, anunciados em 23 de março de 2022, mostraram uma resposta robusta de anticorpos neutralizantes na faixa etária de 6 meses a menos de 6 anos após uma série primária de duas doses de mRNA-1273, juntamente com um perfil de segurança favorável.
No início do mês de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma reunião técnica com a Zodiac e a Moderna para tratar da regularização da vacina, que já conta com registro definitivo nos Estados Unidos, com autorização emergencial da Organização Mundial da Saúde, além de ter sido autorizada para uso em outros 84 países.