Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Hepatite misteriosa e doença gordurosa do fígado são temas de evento no Recife

Hepato Pernambuco começa nesta quinta-feira (26), no Hotel Villa d'Oro, no bairro da Soledade, área central do Recife

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/05/2022 às 12:47 | Atualizado em 26/05/2022 às 12:49
O Instituto de Fígado e Transplantes de Pernambuco, que promove o evento, está localizado no bairro de Santo Amaro, área central da cidade - DAY SANTOS/JC IMAGEM

O estilo de vida pouco saudável que vem sendo adotado pela população tem contribuído para o aumento na incidência de problemas que favorecem o aparecimento da doença hepática gordurosa não alcoólica. Esse é um dos temas de destaque do Hepato Pernambuco, cuja programação começa nesta quinta-feira (26), no Hotel Villa d'Oro, no bairro da Soledade, área central do Recife. 

Comandado pela médica Leila Beltrão Pereira, professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e presidente do Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco, o encontro conta com uma programação só termina no sábado (28). "Nesta 26ª edição, o evento terá a participação de palestrantes internacionais e com a participação de moderadores nacionais com expertise no tema abordado", diz Leila.

De acordo com a médica, os participantes trazem discussões sobre hepatites virais, carcinoma hepatocelular, transplante hepático, complicações da cirrose hepática e doença hepática gordurosa não alcoólica. 

Hepatite misteriosa 

Na sexta-feira (26) à tarde, o destaque da programação será o tipo misterioso de hepatite aguda que tem despertado a atenção de autoridades de saúde de diferentes países do mundo ao longo das últimas semanas. A doença, que atinge crianças, não é ocasionada por nenhum dos vírus conhecidos da hepatite (A, B, C, D e E) e pode ter entre as suas causas uma relação ainda não esclarecida entre a covid-19 e um tipo de adenovírus.

Em Pernambuco, na última sexta-feira (20), uma adolescente de 14 anos passou por um transplante de fígado devido a complicações da hepatite misteriosa. De acordo com o boletim do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), a menina tem apresentado boa evolução do quadro. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS