Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

VARÍOLA DOS MACACOS: teste para detectar doença chegará ao Brasil nas próximas semanas, diz laboratório

Os testes utilizam ensaios PCR, que já são amplamente utilizados na identificação do coronavírus

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/06/2022 às 13:17 | Atualizado em 07/06/2022 às 14:08
Profissionais de saúde buscam sinais e sintomas da varíola do macaco, em passageiros vindos do exterior, em aeroporto de Chennai, na Índia - ARUN SANKAR/AFP

A Roche Diagnóstica, em parceria com a filiada TIB Molbiol, desenvolveu três kits diagnósticos para a detecção do vírus da varíola dos macacos, em resposta ao rápido crescimento de casos relatados nas últimas semanas na Europa e América do Norte.

Os testes utilizam ensaios PCR, que já são amplamente utilizados na identificação do coronavírus, para detecção dos ortopoxvírus, incluindo o vírus da varíola dos macacos, a partir da coleta de amostras de lesões de pele humana.

Conheça os tipos de teste para detectar a varíola dos macacos

 

*Os dois últimos serão lançados posteriormente.

Entre os sintomas da varíola dos macacos, estão febre, dor de cabeça, dores musculares, lesões nas mucosas e na pele, inchaço nos gânglios no pescoço, virilha ou axila (linfadenopatia) - sintoma que diferencia a varíola dos macacos da varíola comum - AFP

Teste para varíola dos macacos será disponibilizado para qualquer instituição

O kit LightMix Modular Orthopox estará disponível para uso em pesquisa na maioria dos países do mundo.

No Brasil, a equipe de Roche Diagnóstica está acelerando o processo de importação dos testes para que sejam disponibilizados no mercado nas próximas semanas.

Neste ano, a OMS registra transmissão comunitária generalizada da varíola dos macacos fora da África - AFP

Vale reforçar que o teste LightMix Modular Orthopox será disponibilizado para qualquer instituição, seja no âmbito público ou privado.

O kit estará disponível inicialmente como de uso exclusivo para pesquisa e, pela regulamentação brasileira, os laboratórios públicos e privados podem usar os testes de uso exclusivo para pesquisa para uso como diagnóstico, desde que esses laboratórios façam a validação do ensaio.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS