Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
SAÚDE

Fortes chuvas fazem número de casos de leptospirose dobrar no Recife

Entre 23 de maio e 7 de julho, foram 36 casos na capital pernambucana. Saúde da cidade relaciona alta a período chuvoso

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/07/2022 às 15:05 | Atualizado em 12/07/2022 às 17:19
Chuvas constantes provocaram alagamentos e transtornos no Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Com informações de Michael Carvalho, da TV Jornal

O número de casos registrados de leptospirose em 2022 dobrou no período das fortes chuvas no inverno do Recife. Entre 23 de maio e 7 de julho, foram 36 casos na capital pernambucana. No mesmo intervalo de tempo no ano passado, foram 18 confirmações.

A chefe da divisão de doenças transmissíveis do Recife, Adriana Luna, afirmou, ainda, que o perfil dos pacientes é de homens jovens adultos, que “trabalham e têm que sair de casa” nas chuvas. “A principal forma de transmissão da leptospirose é pelo contato desprotegido com águas de chuvas e lama contaminadas com a urina do roedor”, lembrou a especialista.

A doença é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e aumenta após períodos chuvosos, principalmente em pessoas que moram em áreas mais vulneráveis, onde há muito lixo acumulado e proliferação de ratos.

"Outra preocupação são as gastroenterites, doenças infecciosas que causam diarreias e outros sintomas. A contaminação pode acontecer se o reservatório que armazena a água utilizada para consumo em casa for contaminado", explicou a infectologista Vera Magalhães, professora titular de doenças infecciosas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Leptospira entra no organismo através da pele e mucosas (nariz e olhos), principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. Febre elevada, dor muscular intensa, náusea, vômito, tosse seca e dor de cabeça são os principais sintomas da forma branda da doença.

"Os sintomas são parecidos com o de uma virose. O que é importante é que, caso a pessoa tenha tido contato com essa água e apresente esses sintomas, procure um serviço de saúde e relate o contato ao profissional que está atendendo", indicou Adriana Luna.

O que é leptospirose?

A doença é causada por uma bactéria presente na urina do rato que normalmente se espalha pela água suja de enchentes e esgotos.

Leptospirose: como ocorre a contaminação? 

As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminada pela urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com água contaminada.

É possível se prevenir da leptospirose? 

Sim. Confira alguns cuidados: 

Quais os sintomas da leptospirose? 

A doença é caracterizada por febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas: batata da perna). Os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama.

Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias.

Na presença de febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias depois de se ter entrado em contato com a água da enchente ou do esgoto, é preciso procurar uma unidade de saúde. É importante relatar ao médico sobre o contato com água da chuva.

Casos em Pernambuco

Até o momento, foram notificados 797 casos de leptospirose em Pernambuco, sendo 108 confirmados, 99 descartados e 590 que permanecem em investigação. Em 2022, foram notificados 8 óbitos, sendo 2 confirmados pela doença e 6 que permanecem em investigação.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS