O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida do bebê.
As ações promovidas pela Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e pelo Banco de Leite Humano (BLH) do HC se concentram de 1º a 5 de agosto, a fim de compor a programação da Semana Mundial da Amamentação.
O objetivo é conscientizar pacientes, acompanhantes, colaboradores e público em geral sobre a importância do aleitamento materno.
"As ações têm o objetivo de estimular e orientar o aleitamento materno como um ato natural que deve ser apoiado por toda a comunidade na qual mulher e bebê estão inseridos. Campanhas educativas, conscientização dos profissionais e apoio às mulheres que amamentam são de extrema importância, principalmente no contexto da covid-19, em que devemos reforçar a prática do aleitamento como um fator de proteção para o lactente”, explica a enfermeira Camila Rodrigues, membro da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno.
O Agosto Dourado no HC terá palestras e conversas, atividades educativas itinerantes (com distribuição de folhetos e cartilhas), oficinas de auriculoterapia, mamaço e realização de quiz, entre outras atividades.
"Entre os vários benefícios da amamentação, temos a redução em 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos; proteção a doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias; e redução no risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta, entre outros benefícios”, destaca a técnica de enfermagem Hingrid Nascimento, membro da Comissão do HC.
Outro destaque das ações do Agosto Dourado é a campanha para doação de leite materno e de frascos de vidro e divulgação (para as funcionárias do hospital) da Sala de Ordenha da Mulher Trabalhadora, que fica localizada no 9º andar, no Banco de Leite Humano.
"Essa sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite materno é necessária. A doação pode ser feita por qualquer mulher que tenha excedente de leite e com bom estado de saúde aqui no nosso banco de leite e também vamos buscar na casa da doadora. Esse é um ato de solidariedade que salva vidas. No momento, estamos com o estoque baixo”, destaca a enfermeira do Banco de Leite do HC Natália Coutinho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de idade. A importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno gerou a criação do selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso da amamentação, instituídos pelo Unicef e pela OMS. O HC/UFPE recebeu esse selo em 2000.