PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: grande ato no Congresso Nacional é marcado pelo Fórum da Enfermagem

O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) definiu data para ato no Congresso Nacional em oposição a derrubada do veto do piso salarial da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 30/09/2022 às 17:00 | Atualizado em 03/10/2022 às 9:47
X

O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) decretou a realização de um ato em defesa do piso salarial da enfermagem no Congresso Nacional na próxima quarta-feira (5).

O objetivo da manifestação é pressionar o Senado Federal a realizar a votação das fontes de custeio para pagamento do piso salarial da enfermagem.

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), havia dito que a apuração dos votos para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/2022 como solução para o piso seria feita antes do primeiro turno.

>>> Veja aqui como aPLP 44/2022 pretende solucionar a viabilidade do piso salarial enfermagem 

No entanto, segundo fontes do Metrópoles, esse primeiro passo para a resolução do pagamento do piso salarial da enfermagem só acontecerá após o fim das eleições, entre 3 e 5 de outubro.

Os líderes do Senado ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o calendário de datas.

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:

COMO SERÁ A MOBILIZAÇÃO DA LUTA PELO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

O ato será realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, em conjunto com outras entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, como Aben, CNTS, CNTSS, Anaten e Eneenf.

A data foi definida para o dia 5 de outubro, a partir das 10h e a vestimenta dos manifestantes deve ser branca, em apoio à luta pego pagamento do piso salarial da enfermagem.

Toda a Enfermagem brasileira está convocada para este grande ato, vestindo branco, pois não estamos de luto, mas, sim, NA LUTA!
Fórum Nacional da Enfermagem (FNE)

“O ato terá como pauta principal de reivindicações a votação das fontes de custeio para pagamento do piso, prometida pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco”, revelou o FNE em nota de divulgação.

Além disso, o Fórum informou que o grande ato busca reforçar a oposição dos profissionais da saúde na derrubada do veto do piso salarial da enfermagem, fornecida pelo ministro Roberto Barroso do STF.

A lei do piso salarial da enfermagem havia sido sancionada em agosto, mas foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal um mês depois, após receber uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

A Ação foi enviada pela CNSaúde apontando a impossibilidade dos caixas públicos de Estados e municípios de arcar com os custos do reajuste anual do piso salarial da enfermagem.

Como as instituições privadas iriam pagar o novo piso salarial da enfermagem?

“Vencemos muitas etapas até aqui para garantir a Lei que institui o Piso! Não vamos recuar agora”, declarou o FNE.

No comunicado, a entidade explicou que, mais do que nunca, a Enfermagem brasileira precisava se permanecer firme e unida contra as ‘manobras das entidades patronais’, sem ser usada de forma eleitoreira.

Chega de aplausos, queremos valorização. Senhores senadores, deputados e ministros do STF, exigimos respeito!! Piso salarial digno já. Derrubada do veto já.
Fórum Nacional da Enfermagem (FNE)

>>> Confira o resumo da semana sobre o piso salarial da enfermagem

Uma paralisação nacional de 24h já havia sido realizada pelos profissionais de saúde no dia 21 de setembro, buscando aplicação imediata da lei do piso salarial da enfermagem, que não foi acatada.

>>> Negociação seria a melhor SOLUÇÃO para aplicação do piso salarial enfermagem?

Profissionais de enfermagem entram em paralisação pelo piso salarial enfermagem:


Citação

Toda a Enfermagem brasileira está convocada para este grande ato, vestindo branco, pois não estamos de luto, mas, sim, NA LUTA!

Fórum Nacional da Enfermagem (FNE)
Citação

Chega de aplausos, queremos valorização. Senhores senadores, deputados e ministros do STF, exigimos respeito!! Piso salarial digno já. Derrubada do veto já.

Fórum Nacional da Enfermagem (FNE)

Tags

Autor