A diabetes insipidus é ocasionada pelo desequilíbrio de líquidos no corpo; isso acontece pela diminuição da ação do hormônio antidiurético (ADH), que controla a quantidade de água que os rins eliminam.
A carência desse hormônio faz com que haja uma produção excessiva da urina e uma sede extrema. Mesmo bebendo muita água, a diabetes insipidus pode gerar desidratação.
A diabetes insipidus é uma doença que não tem cura, porém com os medicamentos indicados pelos médicos, é possível aliviar o excesso da sede e a produção exorbitante de urina.
>> LEIA MAIS: Luz acesa na hora de dormir pode provocar obesidade, pressão alta e diabetes, mostra estudo
QUAIS OS TIPOS DE DIABETES INSIPIDUS?
- Diabetes insipidus central: geralmente é causada por algum problema cerebral, como tumores, traumatismos cranianos ou alguma cirurgia no cérebro. Além disso, doenças autoimunes também pode influenciar.
- Diabetes insipidus nefrogênica: acontece quando o hormônio ADH é produzido normalmente no cérebro, mas tem dificuldade de agir nos rins. Isso pode ocorrer em razão de infecção nos rins, anemia falciforme, doença policística nos rins ou câncer nos rins.
- Diabetes insipidus gestacional: ocorre durante a gravidez, quando a placenta de algumas gestantes produz uma enzima que inativa o ADH.
VEJA O VÍDEO ABAIXO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS SOBRE DIABETES
SINTOMAS DA DIABETES INSIPIDUS
Como já mencionado, os sintomas da diabetes insipidus incluem sede incontrolável e a produção de grandes quantidades de urina.
DIAGNÓSTICO DA DIABETES INSIPIDUS
O diagnóstico da diabetes insipidus é feito através de um exame de sangue ou urina, prescrito por um médico endocrinologista.