O colesterol alto é uma condição gerada pelo aumento da taxa de gordura no sangue, proporcionando alguns riscos para saúde que podem ser alarmantes a depender do quadro do paciente.
O colesterol HDL é visto como positivo por ajudar a eliminar a gordura do corpo, além de produzir hormônios, ácidos biliares e vitaminas importantes no processo de digestão.
No entanto, o colesterol LDL é preocupante por ser capaz de se acumular nas veias e artérias, impedindo a fluidez sanguínea diante do colesterol alto.
Esse entupimento dos vasos sanguíneos resulta em diversas consequências negativas para o corpo por causa do colesterol alto, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O que AUMENTA o COLESTEROL?
QUAIS OS RISCOS DO COLESTEROL ALTO?
Os principais riscos do colesterol alto envolvem o desenvolvimento das seguintes condições:
Pressão alta:
A pressão nas artérias é elevada por conta das placas de gordura geradas pelo colesterol alto, de forma que o calibre dos vasos diminui e resulta na pressão alta.
Insuficiência cardíaca:
O colesterol alto prejudica a circulação sanguínea, o que leva ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares pela escassez de suprimento de sangue no coração.
Infarto:
A obstrução dos vasos sanguíneos causada pelo colesterol alto aumenta os riscos de infarto devido ao acúmulo de gordura nas passagens do sangue.
Derrame cerebral (AVC):
Por ser capaz de obstruir vasos sanguíneos, o colesterol alto também pode afetar algum vaso que irriga o cérebro, resultando em um AVC.
Aterosclerose:
Nesse caso, o colesterol alto impede o fluxo sanguíneo contínuo em diversas artérias.
LEIA MAIS: O QUE É BOM PARA COLESTEROL ALTO? veja 5 CHÁS, receitas e saiba COLESTEROL ALTO O QUE FAZER
Doença arterial coronariana:
A doença arterial coronariana ocorre quando as artérias, que bombeiam sangue para o coração, são fechadas, podendo ser consequência do colesterol alto.
>>> Saiba como tratar o colesterol alto aqui