PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: o que muda após APROVAÇÃO do projeto no Senado?

Saiba quais serão os próximos passos do processo do piso salarial da enfermagem após aprovação do PLP 44/2022 no Plenário do Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 05/10/2022 às 8:46 | Atualizado em 11/10/2022 às 8:36
Notícia
X

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/2022 foi votado no Plenário do Senado na noite desta terça-feira (4), sendo aprovado por unanimidade para viabilizar o piso salarial da enfermagem.

A lei do piso salarial da enfermagem está suspensa desde o dia 4 de setembro, por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, acatado pela maioria dos líderes do Supremo após julgamento.

O motivo dessa suspensão temporária foi a suposta falta de verbas de Estados e municípios para custear o piso salarial da enfermagem sem impactar negativamente nos caixas das instituições.

Por esse motivo, foram apresentadas oito propostas no Senado com estudos orçamentários que buscavam definir soluções para a implantação do piso salarial da enfermagem.

Uma delas foi o PLP 44/2022, de autoria do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) e relatoria do vice-líder do MDB na Casa, Marcelo Castro (PI), aprovado em 4 de outubro.

>>> PISO SALARIAL ENFERMAGEM: quando VETO de Bolsonaro a trecho da lei do piso da enfermagem será analisado? 

Saiba posicionamento da Fehospe após aprovação do piso salarial enfermagem:


O QUE DIZ O PLP 44/2022 EM FAVOR DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?

O Projeto de Lei sugerido por Heinze tem o objetivo de remanejar algumas verbas carimbadas do Ministério da Saúde, transferidas para Estados, o Distrito Federal e municípios, até o fim de 2022.

Dessa forma, saldos financeiros de emendas e gastos no combate à pandemia da covid-19 poderiam ser aplicadas em outras áreas da saúde, como o custeio do piso salarial da enfermagem, alterando a Lei Complementar 172, de 2020.

Além disso, a proposta também realocaria 402 bilhões de reais do Fundo Nacional de Assistência Social para o pagamento do piso nacional da enfermagem.

Segundo o relator Marcelo Castro, o valor liberado é capaz de bancar o piso salarial da enfermagem até dezembro do próximo ano.

O PLP 44/2022 não apresentou soluções definitivas para os estabelecimentos privados, considerando apenas a desoneração da folha de pagamento, das Santas Casas e hospitais filantrópicos, por meio da atualização da tabela SUS.

Veja as propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:


PRÓXIMOS PASSOS PARA APLICAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Após a provação do PLP 44/2022, com todos 67 votos no Senado a favor do auxílio ao piso salarial da enfermagem, o projeto será encaminhado para votação na Câmara dos Deputados.

Segundo o líder da minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), mesmo com o destrave de cerca de R$ 27 bilhões para o custeio do piso salarial da enfermagem, ainda há impasses financeiros a serem solucionados.

Além disso, o senador não considerou o déficit das entidades privadas como foco das propostas.

"Teremos ainda que lidar com os déficits ou a necessidade de pelo menos parcialmente, porque, atenção, não vejo a necessidade desta casa fazer esforço para atingir toda a eventual perda da iniciativa privada", declarou.

"Da pública sim, mas a parte privada tem que dar sua colaboração nesse processo com certeza", acrescentou Prates.

>>> Confira aqui a TABELA e  o CALENDÁRIO dos próximos passos para o piso salarial enfermagem

As entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem realizarão, nesta quarta-feira (5), um ato em frente ao Congresso Nacional para pressionar a implantação plena do piso salarial da enfermagem.

>>> Enfermeiros se manifestam no Congresso Nacional pelo pagamento do piso salarial enfermagem 

Profissionais de enfermagem entram em paralisação pelo piso salarial enfermagem:


Tags

Autor