A alimentação é um fator significativo para o funcionamento do cérebro, pois dependendo do alimento, pode ser eficaz para trabalhar a memorização.
Também é comprovado que os alimentos industrializados, ricos em açúcar e sódio, podem ser relevantes para a comprometer a memória.
Esse alerta é ainda mais importante para a população idosa.
Segundo a professora do curso de Nutrição da Wyden, Thalita Almeida, “um padrão alimentar rico em alimentos ultraprocessados também é rico em açúcar."
"O açúcar é pró-inflamatório, isto é, favorece as inflamações no corpo, e é totalmente prejudicial à memória. Então, pensando na proteção da memória do indivíduo idoso, a gente tem que evitar o consumo de alimentos ultraprocessados”.
Leia mais: Alimentos ultraprocessados podem prejudicar a memória; entenda
4 ALIMENTOS QUE AJUDAM NA MEMÓRIA
A nutricionista reforça que para ter uma boa memória, é importante manter uma alimentação balanceada e rica em alimentos fontes de ômega 3.
Isso porque contribuem para aumentar a capacidade do organismo de processar e reter informações. Confira abaixo quais são esses alimentos:
- Peixes de águas profundas
- Castanhas e oleaginosas de forma geral
- Nozes
- Abacate
Alimentos que turbinam a memória:
7 ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
Esses 7 alimentos contribuem para o estimular a perda de memória e devem ser evitados. O motivo são componentes químicos, que ao entrar em contato com o cérebro, provocam inflamações.
- Álcool
- Refrigerantes
- Comidas de fast-food
- Pipoca de micro-ondas
- Queijo
- Aspartame (adoçante artificial)
- Peixes ricos em mercúrio