Em visita ao Recife, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que irá desonerar a folha de pagamento do setor da saúde. Segundo Bolsonaro, a medida seria mais um passo para viabilizar o orçamento do piso da enfermagem.
Em um discurso para apoiadores, Bolsonaro relatou que pediu a desoneração em uma conversa com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Desoneração da saúde
"Pedi para ele [Paulo Guedes] desonerar a folha [de pagamento] da saúde no Brasil, são 17 setores que já estão desonerados, e ele falou que eu poderia anunciar a desoneração da saúde no Brasil.", afirmou o candidato, sem dizer quando a medida será colocada em prática.
Com a desoneração, Bolsonaro espera reduzir os impostos sob a folha de pagamento de empresas de saúde no Brasil e, com isso, sinalizar ao STF mais uma medida orçamentária a favor do piso da enfermagem.
O que é a desoneração?
A desoneração é uma medida governamental que permite às empresas dos setores beneficiários pagarem impostos de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% de contribuição patronal ao regime de previdência.
A ideia é que esse mecanismo possa contribuir para o crescimento econômico dos 17 setores de produção contemplados com a desoneração.
Piso da enfermagem na Câmara
Nesta última terça-feira (11), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 7/22 que permitirá o financiamento do piso salarial para profissionais da enfermagem, sancionado em agosto.
Bolsonaro no Recife
O presidente da República e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, veio ao Recife em ato eleitoral nesta quinta-feira (13).
Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Gilberto Freyre e seguiu para o Hotel Transamérica, na Zona Sul do Recife, no Bairro do Pina, onde recebeu líderes do segmento evangélico.
Em seguida, discursou em cima de um trio elétrico para uma multidão de apoiadores, que o aguardavam do lado de fora do hotel.