O canabidiol é um medicamento derivado da Cannabis, a planta da maconha, que é capaz de atuar no tratamento de doenças que atingem o Sistema Nervoso Central do ser humano.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 100 mil pacientes realizam algum tipo de tratamento que necessita do uso do canabidiol, também conhecido como CBD.
No ano de 2021, mais de 66 mil medicamentos à base de Cannabis foram importados para o Brasil e o uso medicinal e industrial do canabidiol já é regulamentado em aproximadamente 50 países.
Confira alguns medicamentos a base de maconha:
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CANABIDIOL?
O uso do canabidiol é capaz de trazer inúmeros benefícios para saúde, especialmente quando incluído no tratamento de doenças ou alterações neurológicas.
A epilepsia, por exemplo, é a principal condição na qual o tratamento com o uso do óleo de canabidiol já é comum e autorizado em vários países.
Nesse caso, a substância extraída da Cannabis auxilia na diminuição de crises convulsivas, por atuar nos receptores do tipo CB1 do cérebro.
O estresse pós-traumático também pode ser tratado com o canabidiol por aliviar os sintomas de ansiedade e o comprometimento cognitivo.
LEIA MAIS: COMO DIMINUIR A ANSIEDADE: Veja 3 dicas de como acalmar ansiedade rapidamente
Até mesmo a insônia é melhor regulada com o uso do canabidiol, que ajuda na regulação neuronal e na liberação de neurotransmissores.
Além promover o relaxamento, o óleo de canabidiol também consegue melhorar a qualidade do sono.
Entenda também o uso do canabidiol nos casos de transtorno do espectro autista:
CANABIDIOL ANVISA: CANNABIS MEDICINAL FOI PROIBIDA NO BRASIL?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu novas regras para a prescrição de medicamentos à base do canabidiol, na última sexta-feira (14).
Diante disso, nesta segunda-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento preparatório para apurar a legalidade dessa resolução.
Até o momento, as proibições divulgadas pelo CFM foram:
- A prescrição de canabidiol está proibida para o tratamento de outros tipos de epilepsia que não sejam a epilepsia refratária em crianças e adolescentes com síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut ou o complexo de esclerose tuberosa (que exclui pessoas adultas);
- Veda ao médico a prescrição da cannabis in natura para uso medicinal, assim como outros derivados que não o canabidiol;
- Proíbe a prescrição de canabidiol para indicação terapêutica diversa da prevista na resolução, com exceção de estudos clínicos previamente autorizados pelo pelo sistema formado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e Conselhos de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP);
- Impede o médico de fazer divulgação publicitária e ministrar palestras e cursos sobre uso do canabidiol, ou produtos derivados de cannabis, fora do ambiente científico.
O texto do CFM também determina que o paciente submetido ao tratamento com o canabidiol deve ser comunicado sobre os potenciais riscos e os benefícios do uso.
Além disso, o indivíduo, ou seu responsável legal, deve assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para ingerir o canabidiol.
REFERÊNCIAS:
https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-atualiza-resolucao-sobre-prescricao-do-canabidiol-cbd-como-terapeutica-medica/ - Acessado em 19/10/2022
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-10/mpf-abre-investigacao-sobre-norma-do-cfm-para-o-canabidiol - Acessado em 19/10/2022
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/10/18/resolucao-do-cfm-restringe-uso-terapeutico-do-canabidiol - Acessado em 19/10/2022