PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NÓTICIAS: veja novidades da primeira semana de NOVEMBRO

Veja as atualizações do processo do piso salarial da enfermagem neste início de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 05/11/2022 às 10:50 | Atualizado em 09/11/2022 às 11:02
Notícia
X

A primeira semana de novembro foi bastante esperada diante do fim do prazo de suspensão do piso salarial da enfermagem, que encerra nesta segunda-feira (7).

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


Acontecimentos como a eleição presidencial de Lula (PT) e a aprovação de urgência de um novo projeto da Câmara dos Deputados também marcou o processo do piso salarial da enfermagem.

Confira as atualizações da semana sobre o piso salarial da enfermagem no Brasil:

LULA É PRESSIONADO POR SINDICATO DE ENFERMAGEM

Após resultado oficial das urnas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cobrado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP).

Durante sua campanha, o ex-candidato fez uma promessa de que, quando assumisse a presidência, implantaria o piso salarial da enfermagem na folha de pagamento da categoria.

LEIA MAIS: REVOGAÇÃO da SUSPENSÃO do piso salarial da enfermagem é solicitada pela Confederação dos Trabalhadores de Saúde

Diante disso, a presidente do SEESP, Elaine Leoni, parabenizou Lula pela vitória e cobrou o cumprimento do seu compromisso com o piso salarial da enfermagem, na última segunda-feira (31).

“Desejamos ao presidente um mandato coroado de êxitos, mas vamos sempre lembrar do compromisso que ele assumiu com a categoria da Enfermagem, de fazer valer o Piso Salarial Nacional", relembrou.

"Lula comprometeu-se a fazer respeitar o Piso Salarial da Enfermagem e o SEESP vai cobrar para que essa promessa seja cumprida", declarou Elaine.

LEIA MAIS: Após eleição de LULA, entenda mudanças sobre o piso salarial da enfermagem

"Além disso, esperamos um ambiente mais favorável para o debate nas demais reivindicações da Enfermagem bem como da fiscalização sobre as irregularidades trabalhistas que o patronato costume cometer”, finalizou a representante.

URGÊNCIA DE PROJETO FOI APROVADA NA CÂMARA PARA O PISO

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/22, em favor do piso salarial da enfermagem, está com a tramitação em regime de urgência aprovada na Câmara dos Deputados desde a última terça-feira (1º).

A votação deve ocorrer no Plenário em breve para que a aprovação na íntegra seja alcançada e favoreça o pagamento do piso salarial da enfermagem.

LEIA MAIS: O que muda ESTA SEMANA com o FIM da SUSPENSÃO da lei do piso salarial da enfermagem?

O PLP 4/22 prevê o direcionamento de fundos originalmente recebidos para o combate da pandemia da covid-19 para outras áreas da saúde, como o financiamento do piso salarial da enfermagem.

De acordo com o autor do projeto, o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), a expectativa é que a proposta seja completamente aprovada até o fim de novembro.

"Formulamos uma lei que precisa entrar em vigor. É preciso considerar que caberá a regulamentação pelo Poder Executivo. Entretanto, sigo comprometido para que possamos garantir efetividade ainda em 2022", pontuou Heinze.

LEIA MAIS: Enfermeiros COMEMORAM APROVAÇÃO de nova PEC para custear o piso salarial da enfermagem

A autorização da lei permitiria que a obtenção desses recursos para o piso salarial da enfermagem fosse prorrogada até o fim de 2023.

Veja quando o piso salarial da enfermagem foi aprovado na Câmara dos Deputados:


FÓRUM DA ENFERMAGEM DECLARA MOBILIZAÇÕES PARA OS PRÓXIMOS DOIS MESES

Novembro e dezembro serão marcados por mobilizações organizadas pelas entidades de saúde ligadas ao Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) e já estão com datas marcadas. Confira:

  • 16 e 17 de novembro
  • 22, 23 e 24 de novembro
  • 29, 30, 01 e dezembro
  • 6, 7 e 8 de dezembro

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ESCASSEZ de profissionais da Enfermagem é justificada por condição de trabalho precária

O objetivo dessa iniciativa é pressionar o Congresso Nacional sobre a aplicação urgente do piso salarial da enfermagem.

"Apenas com mobilização constante será possível aprovar as fontes de custeio do piso salarial da Enfermagem com urgência", declarou o Fórum Nacional da Enfermagem.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CALENDÁRIO de mobilizações para pressionar o Congresso é divulgado

Além disso o FNE afirmou que está buscando agendar reuniões para discutir o piso salarial da enfermagem com o presidente do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente.

Propostas para pagar o piso salarial enfermagem:


Tags

Autor