As doenças cardiovasculares são as principais causadoras de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 30% dos óbitos são em decorrência dessas patologias. São 380 mil mortes durante o ano.
Um dos principais fatores para o acontecimento de infartos e acidente vascular cerebral (AVC) é o excesso de colesterol presente na corrente sanguínea.
O que é o colesterol?
O colesterol, uma gordura com função de manter as células em funcionamento para produção de hormônios e da bile, metabolização de vitaminas, entre outras funções.
Existem dois tipos de colesterol presentes na corrente sanguínea. O LDL, conhecido como "ruim", e o HDL, considerado como "bom" por proteger o coração de doenças.
Cerca de 70% da produção de colesterol em nosso corpo é feita no fígado, o outros 30% derivam da alimentação. Daí a importância de uma alimentação equilibrada.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO COLESTEROL ALTO?
O colesterol LDL é silencioso e, quando em níveis elevados, não apresenta sintomas imediatos em nosso corpo.
Contudo, em alguns casos o colesterol alto é percebido após o aparecimento de uma doença, ainda em estágio inicial, e que também pode apresentar sintomas. São eles:
- Fadiga
- Falta de ar
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Palpitações
Cinco sinais de que o colesterol está alto
É apenas através da realização de exames periódicos que podemos detectar os níveis de colesterol presentes no sangue, diminuindo, assim, as chances de aparecimento de doenças cardiovasculares.
A partir dos resultados, o médico avalia os valores de colesterol e suas frações (triglicerídeos, LDL, HDL).
VEJA TAMBÉM -> COLESTEROL: veja os valores de colesterol ideais para a saúde
Durante o diagnóstico de colesterol alto, o médico também levará em consideração a genética do paciente, histórico familiar e demais fatores de risco (diabetes, obesidade, etc.).
Como vencer o colesterol alto quando se tem diabetes?
COMO PREVENIR O COLESTEROL ALTO?
Cerca de 70% do colesterol é produzido em nosso próprio corpo e 30% é proveniente da alimentação, sendo assim, o colesterol sempre estará presente em nossas vidas.
Contudo, alguns hábitos podem ajudar na prevenção do colesterol alto, como a prática de exercícios físicos diariamente por, no mínimo, 30 minutos; adoção de uma dieta alimentar balanceada; e diminuição do consumo de bebidas alcóolicas e tabagismo.