PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM será PAGO em JANEIRO? Entenda previsões no Congresso Nacional

Confira o prazo definido para o pagamento do novo piso salarial da enfermagem brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 20/12/2022 às 10:08 | Atualizado em 23/12/2022 às 10:19
Notícia
X

O processo do piso salarial da enfermagem está cada vez mais próximo de ser resolvido, diante da resolução de propostas que apresentam fontes de financiamento do reajuste no Congresso.

Apesar da Lei 14.434, do piso salarial da enfermagem, ter sido sancionada em agosto, uma suspensão temporária foi decretada pelo STF um mês depois.

Dessa forma, os novos valores ajustados para o salário-base de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras ainda não estão aplicados na folha de pagamento da classe.

Veja quando o piso salarial da enfermagem foi sancionado:


ETAPAS PARA RESOLUÇÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

Uma das propostas mais sólidas no momento para viabilizar o piso salarial da enfermagem é a PEC 44/2022, no Senado, que possui relatoria de Fabiano Contarato.

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados com a maioria expressiva dos votos favoráveis ao piso salarial da enfermagem e, nesta terça-feira (20), foi votada no Senado Federal.

LEIA MAIS: Veja a votação da PEC que vai ajudar a viabilizar o pagamento do piso

O posicionamento dos senadores, que levou à aprovação da PEC 42/22 em dois turnos, resultou na promulgação do projeto no Congresso Nacional.

O último passo é a solicitação de uma audiência com o ministro Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial da enfermagem no STF, para tentar derrubar a liminar da medida.

"Com mais este avanço, essencial para definição das fontes de custeio do piso, esperamos que o STF aprecie os pedidos de urgência e revogue imediatamente a suspensão da Lei 14.434", declarou o relator Fabiano Contarato.

LEIA MAIS: Entidade que SUSPENDEU o piso salarial enfermagem no STF volta a questionar a viabilidade do reajuste

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


PRAZO PARA PAGAMENTO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

Segundo a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), relatora da PEC 42/22 (PEC 27/2022 e PEC 390/2014 na Câmara), essa alternativa pode viabilizar o piso salarial da enfermagem no próximo ano.

“A enfermagem levar para o Natal a expectativa de um contracheque diferenciado no início de 2023”, garantiu Portugal.

O autor do projeto, o deputado Mauro Benevides, havia projetado a implantação do piso salarial da enfermagem até o fim de dezembro de 2022, mas essa possibilidade não é mais viável cronologicamente.

LEIA MAIS: AVAL do STF é visto como DESNECESSÁRIO por presidente sindicalista para o piso salarial enfermagem

Os recursos fornecidos pela PEC 42/22 virão do superávit financeiro primário dos fundos federais para pagar o piso salarial da enfermagem da rede pública, para serem usados entre 2023 e 2025.

O Fórum Nacional da Enfermagem continua pressionando os líderes das Casas Legislativas para acelerarem o processo da resolução do piso salarial da enfermagem e garantirem o direito da categoria.

Agora é garantir a aprovação pela Casa ainda neste ano para que o piso salarial chegue aos contracheques dos profissionais no início de 2023. A conquista está cada vez mais próxima. Vamos à luta!
Fórum Nacional da Enfermagem

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: veja ATUALIZAÇÕES da terceira semana de dezembro

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


Citação

Agora é garantir a aprovação pela Casa ainda neste ano para que o piso salarial chegue aos contracheques dos profissionais no início de 2023. A conquista está cada vez mais próxima. Vamos à luta!

Fórum Nacional da Enfermagem

Tags

Autor