A farmacêutica Novo Nordisk - mesma criadora da caneta Ozempic - lançou recentemente uma alternativa revolucionária para o tratamento de pacientes com diabetes, especialmente para aqueles intolerantes às agulhas. Trata-se do Rybelsus - semaglutida.
Rybelsus é o primeiro medicamento análogo - ou seja, com efeito semelhante - ao GLP1 (hormônio que estimula a produção de insulina e sensação de saciedade) vendido em formato de pílula para o tratamento da diabetes tipo 2.
Diferente da Ozempic, Rybelsus proporciona qualidade e conforto aos pacientes que se sentem incomodados com as agulhas - ainda que elas sejam milimétricas.
COMO FUNCIONA A SEMAGLUTIDA ORAL
A produção e eficácia do Rybelsus semaglutida se deu graças a uma tecnologia chamada SNAC, que permite o transporte de moléculas terapêuticas, incluindo grandes peptídeos e proteínas, por meio de membranas biológicas.
"O projeto de seu desenvolvimento sempre foi visto como algo arriscado, pois a probabilidade de dar certo era de apenas 10%. Mesmo assim, a Novo Nordisk tomou para si esse risco e conquistou resultados surpreendentes, abrindo novas possibilidades para os pacientes", assegura a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar.
LEIA MAIS:
> SAXENDA x OZEMPIC: Entenda a diferença entre os dois remédios usados para emagrecer
RYBELSUS EMAGRECE?
Além de ter um potente controle glicêmico (ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue) e promover a perda de peso (cerca de 5% da massa corporal), Rybelsus (semaglutida oral) também pode atuar em fatores de risco para doenças cardiovasculares.
A nova pílula contra a diabetes tipo 2, que também tem apresentado resultados para quem precisa perder peso e ainda previne doenças do coração, deve ser ingerida diariamente, em jejum, pelo menos meia hora antes do café da manhã.
Rybelsus é a versão em comprimidos para administração oral da semaglutida. A Novo Nordisk também comercializa o Ozempic, que consiste na semaglutida injetável.
LEIA MAIS:
> OZEMPIC PARA EMAGRECER: Saiba tudo sobre o medicamento procurado por quem deseja emagrecer
> OZEMPIC: fabricante faz ALERTA sobre o uso do Ozempic para emagrecer
Por que OZEMPIC EMAGRECE? Saiba como funciona e quanto custa o medicamento
Ambos os medicamentos possuem a mesma indicação terapêutica, e a venda é feita com prescrição médica.
"O diferencial do Ozempic, em relação a outras classes (de medicamentos para o mesmo fim), é promover a proteção cardiovascular, com redução de risco (de doenças do coração) de até 40%. Esse é um benefício que também temos com a formulação oral (ou seja, com Rybelsus)", diz a endocrinologista Teresa Vazquez, do Recife
RYBELSUS PREÇO
O Preço Máximo ao Consumido (PMC) do produto Rybelsus (semaglutida oral) é de R$ 515 para a apresentação de 3mg, e R$ 1.165,90 para as apresentações de 7mg e 14mg cada (PMC 18%), variando com incidência de imposto de 12% a 20% a depender da Unidade Federativa
LEIA MAIS: OZEMPIC PARA EMAGRECER: Qual o preço do Ozempic? Pode comprar ozempic sem receita? Entenda