A diabetes mellitus é certamente uma das doenças mais conhecidas pela população brasileira, sendo a sua principal característica a elevação dos níveis do açúcar (glicose) no sangue.
Além disso, essa doença também pode ser a porta de entrada para várias outras complicações de saúde. Por isso, deve-se dar importância à prevenção da diabetes.
O QUE É DIABETES
A diabetes mellitus é uma síndrome metabólica causada pela baixa produção de insulina ou por quando ela não conseguir fazer a quebra das moléculas de glicose no sangue.
O excesso de açúcar na corrente sanguínea causa danos às células de outros órgãos e, posteriormente, provoca o aparecimento de outras complicações.
"A diabetes está associada a várias outras doenças, como o infarto, AVC, problemas renais, na vista, nas extremidades e até o câncer.", explica o Dr. Felipe Mágero, endocrinologista e tutor do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
OS TIPOS DE DIABETES
A diabetes mellitus é dividida em dois tipos.
A diabetes tipo 1 é caracterizada pela deficiência absoluta da insulina no sangue, o que causa a elevação dos níveis da glicose e, posteriormente, o aparecimento dos sintomas (veja quais são ao no próximo tópico).
O tipo 1 da diabetes geralmente é identificado em crianças e jovens, mas também adultos também podem ser diagnosticados com essa condição.
Já a diabetes tipo 2 é a mais comum Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm esse tipo da doença.
O tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue utilizar ou produzir em quantidade suficiente a insulina para controlar a taxa de glicemia.
SINTOMAS DA DIABETES
A diabetes, assim como o colesterol alto e algumas outras patologias, é uma doença silenciosa e que demora para apresentar os seus sintomas.
Contudo, se você faz parte do grupo de risco (pessoas obesas, hipertensos, por exemplo), é importante estar atento a alguns sintomas que podem indicar a doença.
"Quando aparecem, os sintomas podem ser inespecíficos, como indisposição, perda de peso, muita sede, vontade de urinar várias vezes ao dia ou fome frequente", pontua o endocrinologista.
Sete SINAIS que o corpo dá quando você TEM DIABETES
COMO PREVENIR A DIABETES
A prevenção da diabetes pode ser feita com a inclusão de hábitos saudáveis à rotina, como a prática de atividades físicas diárias - evitando-se o sedentarismo - e uma boa alimentação.
Assim, é possível reduzir os riscos de ser diagnosticado com um dos tipos de diabetes, em especial o tipo 1, que pode ter origem autoimune ou genética.
TRATAMENTO DA DIABETES
Os tratamentos para diabetes mellitus ocorrem de maneira diferenciada, de acordo com o tipo da síndrome diagnosticada.
No caso de pessoas com a diabetes tipo 1, o controle da glicose se dá pela aplicação de doses diárias de injeções de insulina no corpo.
O tratamento do diabetes, além do remédio, é baseado na mudança do estilo de vidaressalta o Dr. Felipe Mágero
Já as pessoas com o tipo 2 da diabetes, devem, inicialmente, ser avaliadas por um médico para evitar outras complicações de saúde. Em alguns casos, há a necessidade de se fazer o uso de medicações.
"É muito importante, também, o acompanhamento adequado com uma equipe multidisciplinar, como um endocrinologista, um nutricionista, um psicólogo, um educador físico, entre outros", pontua.
ASSITA - Endocrinologista tira esclarece dúvidas sobre a diabetes