A obesidade é uma doença crônica definida pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo de uma pessoa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade já é vista como uma epidemia de saúde pública em vários países, e deve ser combatida de maneira enfática.
Para isso, é necessário que a atenção da população esteja voltada para o entendimento das causas e efeitos que provocam a doença, e quais são suas formas de prevenção.
CAUSAS DA OBESIDADE
Diferente do que muitos pensam, a obesidade não está atrelada somente aos hábitos alimentares da pessoa, mas a uma série de fatores (biológicos, culturais e comportamentais).
Além dos danos causados ao corpo, a obesidade também é a porta de entrada para outras comorbidades, como:
-
diabetes
-
hipertensão
-
infarto
-
AVC
-
câncer de intestino
-
problemas respiratórios
-
depressão
PREVENÇÃO DA OBESIDADE
Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), um dos sinais a serem considerados é o acúmulo de gordura na região da barriga.
Para traduzir os riscos do acúmulo de gordura nessa região do corpo, a ABESO recomenda que o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) seja feito. O resultado poderá indicar um possível grau de obesidade ou sobrepeso.
O IMC é o resultado do peso corporal, dividido pela altura ao quadrado. Mas não se preocupe, temos uma calculadora que irá ajudar você a realizar essa conta.
Calculador do IMC
Como usar:
- Clique em 'Metric' para alterar as medidas para Kg
- Em 'Height', ponha a sua altura
- Em 'Weight', ponha o seu peso
- Clique em 'Calculate' para obter o resultado
Confira na tabela como os níveis de obesidade são definidos
Tipo de obesidade | Medida do IMC |
Abaixo do normal | 18,5 kg/m² |
Normal | 18,6 - 24,9 kg/m² |
Obesidade grau 1 | 30.0 - 34.9 kg/m² |
Obesidade grau 2 | 35.0 - 39.9 kg/m² |
Obesidade grau 3 | igual ou maior que 40 kg/m² |
LEIA MAIS:
>>> Saiba quais são os 3 tipos da doença e como é feito o tratamento
TRATAMENTO DA OBESIDADE
De acordo com a nutricionista Fabrícia Padilha, o tratamento da obesidade pode varia de acordo com o grau da doença em que o paciente está.
Os fatores agravantes, como diabetes e hipertensão, também devem ser considerados durante a realização de um tratamento.
O processo de tratamento da obesidade poderá envolver:
Mudança de estilo de vida
Esse método de tratamento engloba a re-educação alimentar em conjunto com a realização de atividades físicas destinadas ao paciente com obesidade.
"A atividade física também vai favorecer muito a mudança do estilo de vida do paciente, levando a perda de peso e, consequentemente, a reversão da obesidade", afirma Fabrícia.
Uso de medicamentos
Embora a reversão da obesidade através da alimentação saudável e exercícios seja a mais recomendada, em alguns casos, o acompanhamento clínico poderá ser necesário.
"As vezes alguns pacientes podem precisar de um tratamento associado ao uso de medicamentos por apresentarem um grau mais avançado da obesidade. Nesse caso, a intervenção com medicamentos poderá ser recomendada por um endocrinologista", explicou Fabrícia.
Cirurgia bariátrica para obesidade
Na maior parte dos casos, a cirurgia bariátrica é a última opção de tratamento para obesidade, sendo viável apenas quando os métodos anteriores não apresentam eficácia.
"Geralmente, a cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes que apresentam comorbidades mais graves ou que não conseguiram se adaptar a outros tratamentos", pontuou a nutricionista.
Leia Mais: